Notícias

Planta estudada pela NASA pode auxiliar no combate ao câncer

Ter plantas por perto pode fazer maravilhas pelo nosso bem-estar, tanto físico quanto mental. E a boa notícia é que uma pesquisa feita pela NASA revelou um "superpoder" de uma planta bem comum: a jiboia.

De acordo com o estudo Interior Landscape Plants for Indoor Air Pollution Abatement, essa planta, conhecida cientificamente como Epipremnum aureum, pode ser uma verdadeira aliada no combate ao câncer. A pesquisa mostrou que a jiboia consegue eliminar até 73% de compostos cancerígenos do ar em apenas 24 horas!

Além de seu impressionante poder de purificação, a jiboia é super fácil de cuidar. Ela se adapta bem a ambientes fechados, tolera baixa luminosidade e não precisa de rega constante. Para completar, é muito resistente a mudanças climáticas e até a pragas. Por essas razões, ela é uma ótima opção para quem deseja trazer um pouco mais de verde para dentro de casa.

Como a jiboia ajuda no combate ao câncer?

Para chegar a esses resultados surpreendentes, os pesquisadores colocaram jiboias em câmaras fechadas com altos níveis de poluentes. Esses poluentes estão associados ao desenvolvimento de doenças respiratórias e até câncer, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). E não é que a jiboia se saiu muito bem? Ela conseguiu remover uma boa parte desses compostos nocivos do ar. Alguns dos vilões que a planta ajuda a eliminar incluem:

  • Formaldeído – encontrado em produtos de limpeza, tecidos e até móveis;
  • Benzeno – presente em tintas, combustíveis e plásticos;
  • Tricloroetileno – usado em colas e solventes industriais;
  • Xileno e amoníaco – comuns em diversos produtos de uso doméstico.

Precauções com a jiboia: planta pode oferecer perigo

Apesar de todos esses benefícios, é importante ter cuidado com a jiboia. Ela deve ser mantida longe de crianças e, principalmente, de animais domésticos. A planta contém oxalato de cálcio, que é tóxico. Se alguém ou algum bichinho ingerir a jiboia, pode enfrentar sérios problemas de saúde.

Nos humanos, os sintomas incluem irritação na boca e no estômago, inchaço na língua e na garganta, além de dificuldade para engolir. Para os animais, a situação pode ser ainda mais grave, com risco de vômitos, salivação excessiva e, em casos extremos, dificuldades respiratórias que podem levar à morte. Portanto, ter uma jiboia em casa é uma ótima ideia, mas é preciso ficar atento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo