O kitesurf é uma modalidade de esporte que conquista cada vez mais pessoas em nosso país, sendo praticado principalmente nas deliciosas praias espalhadas pelos mais de 7 mil quilômetros de costa. Nesse esporte, o praticante precisa de uma prancha direcional ou bidirecional, uma pipa feita com os mesmos componentes de um paraquedas, uma bomba, uma barra de 90 cm, um colete e um trapézio para fazer a conexão com o kite. A prática ainda exige que o clima esteja propício, existindo alguns lugares que são perfeitos para o esporte. Portanto, confira no post de hoje quais são eles.
1. Praia Brava, Itajaí, Santa Catarina
Considerada uma das mais badaladas e disputadas de Santa Catarina, muitos turistas até mesmo procuram uma imobiliária na Praia Brava, a fim de morar ou investir nas coberturas da região. Com mar agitado e aberto o local é perfeito para a prática de kitesurf, sendo até mesmo palco de campeonatos. Inclusive, em 2021 recebeu pela quarta vez o famoso Kite Day, um evento de kitesurf que atrai os melhores atletas do país. Vale lembrar ainda que a praia conta com infraestrutura excelente, com bares, restaurantes e muitas opções de lazer.
2. São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte
Localizada a cerca de 100 km de Natal, São Miguel do Gostoso é uma pequena vila que, mesmo recebendo milhares de turistas durante todo o ano, não perdeu o clima tranquilo. Para a prática de kitesurf, o local é excelente, com ventos fortes e com diversas escolas, sendo ideal para quem quer começar no esporte. Os melhores meses para velejar são entre setembro e abril.
3. Cumbuco, Ceará
Essa cidade é considerada a capital nacional do esporte, sendo um dos melhores lugares para a prática de todo o mundo. Os melhores meses são entre junho e janeiro, conhecida como a temporada do vento. Dessa forma, as ondas ficam mais volumosas, tornando o cenário ideal para o esporte. Localizada na região metropolitana de Fortaleza, é o lugar perfeito para também aproveitar outras opções de lazer.
4. Praia de Macapá, Piauí
A pequena vila possui uma beleza selvagem e intocada, com bancos de areia incríveis e piscinas naturais de água morna e cristalina. O mar é bem tranquilo e ventos alísios, sendo perfeitos para a prática de kitesurf. O local ainda é pouco conhecido entre os esportistas, mas recebe um bom fluxo de europeus, que buscam condições adequadas e a tranquilidade da região.
5. Arubinha, Araruama, Rio de Janeiro
Esse é o verdadeiro paraíso do esporte em Arauama, sendo um local mais escondido e não tão popular no Brasil. As águas da lagoa ficam protegidas devido à geografia diferenciada. Inclusive, a região possui uma espécie de quebra-mar natural, com uma faixa de areia que protege a água de ondulações e vento excessivo, deixando a região perfeita para a prática do esporte, que se torna cada vez mais comum por aqui.
6. Jericoacoara, Ceará
Jericoacoara abriga uma das praias mais bonitas do planeta, sendo um vilarejo rústico, tranquilo e cheio de atrativos naturais incríveis. Aqui, o vento sopra forte o ano inteiro, sendo um dos lugares mais procurados pelos amantes do kitesurf, mas os melhores meses para a prática são entre julho e janeiro. Além disso, os ventos podem ser dos tipos side e off-shore, sendo que esse último é mais indicado para esportistas mais experientes.
7. Tibau do Sul, Rio Grande do Norte
Outra cidade de Rio Grande do Norte excelente para a prática do esporte é Tibau do Sul, especialmente na região das Falésias de Cacimbinha. Inclusive, esse é o lugar perfeito para a prática de diversos outros esportes e para os amantes de aventura.
8. Atins, Lençóis Maranhenses, Maranhão
Com certeza os Lençóis Maranhenses estão entre os destinos mais desejados do país e isso não é diferente para os kitesurfistas. O vilarejo de Atins é o pico ideal para a prática do esporte. Por mais que não seja possível velejar nas lagoas do parque devido às leis de preservação, em Atins você irá encontrar ótimas condições de velejo, além de uma comunidade forte de praticantes. Inclusive, pessoas de todo o mundo visitam o local para a prática do esporte.
9. Ilhabela, São Paulo
Ilhabela é lar de alguns dos kitesurfistas campeões no Brasil, como Bruna Kajiya e Guilherme Brandão, ambos campeões mundiais. Aqui, você pode velejar de vento sul na Praia do Perequê e de vento leste na Ponta de Canas. Mas, vale lembrar que além do kite, Ilhabela ainda conta com diversas cachoeiras incríveis, praias de triar o fôlego e excelente infraestrutura turística, com bons bares e restaurantes.
Então, agora que você conhece alguns dos melhores lugares para praticar kitesurf no Brasil, já pode escolher qual será seu próximo destino. Mas, lembre-se de ter um bom planejamento, pois assim ainda pode aproveitar os demais atrativos da região e ter a melhor experiência de viagem.