Normalmente quando a pessoa já completa os 50 anos, um dos pensamentos é que a aposentadoria está chegando e começa a tirar algumas dúvidas, por isso resolvemos escrever texto respondendo essas perguntas e descobrir se realmente vale a pena se aposentar mais cedo.
A aposentadoria é uma forma de segurança financeira para o trabalhador, e está previsto em lei que é obrigatória, seja por idade ou tempo contribuído. É uma forma do governo federal ajudar essa pessoa a se sustentar com os gastos até o fim da vida, já que por muitos anos o mesmo trabalhou e contribuiu com a instituição.
Aposentadoria
Muitos brasileiros quando estão chegando na idade de aposentar tem dúvidas e inseguranças do procedimento, pois é uma decisão para o resto da vida. Por isso, antes de solicitar esse processo é preciso entender algumas coisas para que você saia perdendo. O trabalhador que acha que ele tem direito de receber a aposentadoria no valor que é mais de um salário mínimo é preciso se atentar para saber como fazer ou esperar um certo tempo e vê qual a opção mais vantajosa.
Por lei, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deveria informar para o contribuinte ou a pessoa que deseja se aposentar qual a melhor aposentadoria para cada situação, mas sabemos que na instituição há muitos pedidos e acúmulo de processos e muita das vezes a própria instituição não consegue analisar esse processo para informar o tipo de aposentadoria ao qual deveria receber. Por lei é uma determinação mas na prática é totalmente diferente.
Então a nossa dica é para você que tem interesse em se aposentar, busque se informar sozinho, procure na internet se atentar para cada tipo de aposentadoria e verificar qual você pode se encaixar, qual é mais vantajoso para a sua situação, entre outros.
Veja também: URGENTE: quase 50 mil segurados do INSS serão submetidos a análise!
Faça essas análises antes de se aposentar
Já que o INSS não pode te ajudar nessa parte, aqui vai algumas dicas para que você consiga analisar e perceber qual será o valor do seu benefício e em data e idade diferente, muitas vezes os mais velhos conseguem condições melhores para a aposentadoria. Você deve analisar alguns critérios para sair na vantagem, como por exemplo:
- Analisar qual é o valor do benefício se caso for se aposentar mais cedo (provavelmente será um valor menor)
- Analisar qual é o valor do benefício se caso for se aposentar futuramente (provavelmente será um valor maior)
- Faça as contas da diferença desse valor e confira se vale a pena
- Qual será o tempo que você vai conseguir recuperar o que deixará de receber
Esses são alguns pontos que podem te ajudar a pensar e verificar qual a melhor opção pra você, as vezes esperar por mais alguns anos pode ser mais vantajoso, já que o valor da aposentadoria é para a sua vida inteira. Vou citar um exemplo para que você consiga compreender melhor.
Uma pessoa está querendo se aposentar, ela analisou e viu que seu benefício seria no valor de R $2.000, mas ela também verificou que se caso esperar por mais um ou dois anos o benefício dela será outro valor, será de R $3.000 por mês. A diferença é de R$ 1.000.
Você entende que essa diferença pode te beneficiar mais a frente?
Veja também: Se você é dona de casa, saiba que também tem direito ao INSS