INSS inicia nova fase de pagamentos, incluindo a primeira parcela do 13º salário. Confira as datas de liberação dos benefícios e organize-se para receber.
Em poucos dias, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) dará início a uma nova fase no calendário de pagamentos. Grupos que ainda não receberam o benefício deste mês finalmente serão contemplados com o salário na conta. Contudo, a ordem de depósitos permanece a mesma.
Além do salário comum, os aposentados e pensionistas estão recebendo a primeira parcela do 13º salário. Isso significa que muitos terão acesso a 50% a mais de seu rendimento na conta. O INSS já havia pagado a primeira parcela em abril, e agora a segunda está a caminho.
INSS anuncia nova fase do calendário de pagamentos
A partir de 3 de junho, próxima segunda-feira, um novo grupo começa a receber pelo calendário de pagamentos do INSS.
O Instituto divide o calendário em dois públicos: quem ganha até 1 salário mínimo (piso) e quem ganha acima do salário mínimo (até o teto).
Na primeira semana de pagamentos, que começou em 24 de maio, apenas quem ganha até 1 salário mínimo e cujo número do benefício finaliza entre 1 e 5 teve direito ao saque.
A partir da segunda segunda-feira, os depósitos começam para os demais. Nas linhas abaixo, veja como funciona.
Saiba também: Você recebe do INSS? Novo pagamento EXTRA já tem data para cair na conta; confira os detalhes
Quem ganha até 1 salário mínimo
- Número final do benefício: Data de liberação
- 1: 24/05
- 2: 27/05
- 3: 28/05
- 4: 29/05
- 5: 31/05
- 6: 03/06
- 7: 04/06
- 8: 05/06
- 9: 06/06
- 0: 07/06
Quem ganha acima de 1 salário mínimo
- Número final do benefício: Data de liberação
- 1 e 6: 03/06
- 2 e 7: 04/06
- 3 e 8: 05/06
- 4 e 9: 06/06
- 5 e 0: 07/06
Como consultar o número do benefício do INSS?
O número do benefício, utilizado para definir quando o cidadão vai receber o pagamento do INSS, pode ser encontrado de forma online. Em uma sequência de nove dígitos, vale aquele que antecede o hífen.
A numeração é criada por benefício e não por titular. Ou seja, se uma mesma pessoa acumula dois pagamentos, são dois números diferentes. Esses números podem ser encontrados em:
- App Meu INSS – na opção “Meus dados”;
- Extrato de pagamento previdenciário;
- Impresso no cartão do benefício.
Detalhes do calendário de pagamentos
Quem ganha até 1 salário mínimo
- O pagamento para quem ganha até um salário mínimo começou em 24 de maio e segue até 7 de junho. Cada dia é dedicado a um grupo específico, determinado pelo número final do benefício. Dessa forma, evita-se a concentração de saques em um único dia, facilitando o atendimento nas agências bancárias e reduzindo aglomerações.
Quem ganha acima de 1 salário mínimo
- Para os beneficiários que recebem acima de um salário mínimo, os pagamentos começam em 3 de junho e também seguem uma ordem baseada no número final do benefício. Esses pagamentos são essenciais para garantir que todos os aposentados e pensionistas recebam seus direitos de forma organizada e dentro do prazo esperado.
Com essas informações, fica mais fácil organizar o recebimento do seu benefício. Lembre-se de verificar o número do seu benefício e a data de liberação correspondente para garantir que você receba o pagamento no dia certo.
Notícia da Manhã.
O INSS está comprometido em assegurar que todos os beneficiários recebam seus pagamentos de forma eficiente e dentro do calendário previsto.
Caso haja dúvidas, os canais de atendimento do INSS estão disponíveis para prestar o suporte necessário.
Saiba também: Nova oportunidade de emprego: 395 vagas e salários de até R$ 13,9 mil