Uma excelente notícia está deixando os segurados do INSS animados. Duas agências da Previdência Social na Região Metropolitana do Rio estão agora oferecendo atendimento para pessoas surdas utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Esse serviço inclusivo é realizado semanalmente, sempre às terças-feiras, nas unidades do Centro Integrado de Atenção às Pessoas com Deficiência (Ciad), localizado no Centro do Rio, e na unidade do Bairro de Fátima, em Niterói.
Agências do INSS promovem a inclusão
A implementação desse serviço de atendimento em Libras nas agências do Ciad e do Bairro de Fátima é uma iniciativa piloto.
Além do Rio, o INSS já oferece atendimento em Libras para pessoas surdas na cidade de São Paulo e em Sorocaba, no interior paulista.
Desde dezembro do ano passado, outras duas agências em Alagoas também oferecem atendimento inclusivo.
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Funcionamento do serviço de atendimento em Libras
De acordo com o INSS, na data agendada, o segurado será atendido remotamente por um servidor treinado.
O atendimento será realizado em uma sala equipada com computador e câmera, utilizando videochamada.
Atualmente, dez servidores de diferentes regiões do país estão capacitados para realizar esse tipo de atendimento.
“A Central de Atendimento em Libras é um projeto desenvolvido por vários servidores do INSS com o objetivo de promover a inclusão previdenciária da pessoa surda. Criado há mais de dez anos, hoje utiliza tecnologias da informação e comunicação para garantir um atendimento humanizado, acessível e eficaz para pessoas surdas”.
José Wilker, coordenador da CAL e chefe do Serviço de Gerenciamento de Benefícios da Gerência João Pessoa (PB) do INSS.
Como agendar o atendimento?
Os atendimentos nas duas agências serão realizados sempre às terças-feiras, com quatro vagas disponíveis por semana em cada unidade. O agendamento pode ser feito através da Central 135 ou presencialmente nas agências.
Essa nova abordagem do INSS não apenas promove a inclusão, mas também destaca a importância da acessibilidade e da adaptação dos serviços governamentais para atender a diversidade de necessidades da população.
Com o atendimento em Libras, mais pessoas surdas terão acesso facilitado aos serviços previdenciários, fortalecendo o compromisso com uma sociedade mais igualitária e inclusiva.
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