O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recentemente atualizou suas regras para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), visando facilitar ainda mais o acesso ao benefício.
Uma das mudanças mais significativas é a simplificação do processo de solicitação para menores de 16 anos com deficiência, tornando a certidão de nascimento o único documento necessário para a realização do exame médico pericial.
Nunca foi TÃO FÁCIL solicitar o BPC
Anteriormente, era necessária a apresentação de um documento com foto para que os menores pudessem passar pela perícia médica.
Agora, com a nova regulamentação em vigor, essa exigência foi eliminada, o que representa um avanço considerável na burocracia enfrentada pelas famílias.
Aproveite e confira: Beneficiários do BPC recebem BÔNUS de R$ 250 em pagamentos mensais; veja quem recebe
Mais facilidade na concessão do BPC pelo INSS
A medida, estabelecida pela portaria nº 1.059, surge como resposta às dificuldades enfrentadas por muitas famílias, especialmente aquelas em regiões remotas, para obter documentos como a carteira de identidade (RG).
Com cerca de 147 mil menores de 16 anos aguardando na fila para conseguir o benefício, a expectativa é que a simplificação do processo de solicitação aumente significativamente o acesso ao BPC, reduzindo o tempo de espera e impactando positivamente a vida de muitas famílias.
Como solicitar o benefício?
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um auxílio mensal concedido pelo INSS a idosos a partir de 65 anos e a pessoas de qualquer idade com deficiência que atendam aos critérios estabelecidos.
Para ser elegível, o beneficiário deve comprovar que a renda familiar per capita é de até um quarto do salário mínimo, além de cumprir outros requisitos específicos.
A solicitação do BPC pode ser feita de forma remota através do site ou aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.
Além disso, os interessados também podem optar por realizar a solicitação pelo telefone 135 e posteriormente dirigir-se a uma agência da Previdência Social com os documentos exigidos.
Passo a passo para solicitar o BPC
- Acessar o Meu INSS;
- Clicar em “Novo pedido”;
- Buscar por “assistencial”;
- Selecionar o tipo de benefício desejado;
- Informar os dados solicitados avançando pelas etapas;
- Escolher a unidade e a data para as perícias necessárias;
- Enviar os documentos necessários;
- Anotar o número do protocolo para acompanhamento do pedido.
Com essas mudanças e a simplificação do processo de solicitação, o INSS busca garantir um acesso mais fácil e rápido ao Benefício de Prestação Continuada, beneficiando diretamente aqueles que mais necessitam desse auxílio.
Saiba mais sobre o BPC: Boa notícia! Novo valor do BPC é revelado por Governo e surpreende brasileiros