Nesta quarta-feira (21), a Estação da Luz em São Paulo será palco de uma ação única, permitindo aos passageiros uma jornada pela própria história familiar. Entre 7h e 14h, qualquer pessoa que passar por lá terá a chance de descobrir a origem de seus antepassados, graças a uma pesquisa detalhada em plataformas especializadas em genealogia.
Como participar da busca por antepassados
Interessados devem trazer um documento pessoal e informações sobre seus pais e avós. Especialistas em genealogia estarão à disposição para facilitar o acesso a acervos digitais e ajudar na identificação das origens familiares.
O evento, gratuito, celebra os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Brasil, marcando o início de uma nova era na história brasileira. Em 21 de fevereiro de 1874, o navio La Sofia aportou no Brasil com cerca de 400 italianos, iniciando um fluxo migratório que mudaria a face de São Paulo e de muitos outros estados.
Veja mais sobre: Governo decide LIBERAR FGTS parado para CPFs de final 0 a 9; confira
Importância do evento para a comunidade
Gabriela Rotunno, CEO da Rotunno Cidadania, destaca a importância de conhecer as próprias raízes para quem deseja explorar oportunidades de cidadania estrangeira. A iniciativa busca não apenas celebrar a rica herança italiana em São Paulo mas também proporcionar aos paulistanos e visitantes a chance de se conectar com sua história e, potencialmente, abrir portas para o futuro.
São Paulo: Lar da maior comunidade Italiana do Brasil
Com cerca de 13 milhões de descendentes, São Paulo abriga a maior população de origem italiana no país, representando um significativo 32,5% de sua população total. O evento na Estação da Luz é um reconhecimento da profunda influência italiana na cultura, economia e na sociedade paulista e brasileira como um todo.
Este evento não é apenas uma homenagem aos imigrantes italianos, mas uma oportunidade para milhares de pessoas redescobrirem suas origens e celebrarem a diversidade que constitui o tecido social do Brasil. A Estação da Luz, neste dia, transforma-se em um ponto de encontro de culturas, histórias e gerações, reforçando a importância da memória e da ancestralidade em nossa identidade coletiva.
Quais são as nacionalidades presentes no Brasil?
O Brasil é um país de vasta diversidade cultural, resultado de séculos de imigração de diferentes partes do mundo. Além dos povos indígenas, que são os habitantes originais, e dos africanos trazidos durante o período colonial para trabalhar como escravos, muitas outras nacionalidades contribuíram para a formação do mosaico cultural brasileiro.
Entre os séculos XIX e XX, o Brasil recebeu grandes ondas de imigrantes europeus, principalmente portugueses, italianos, espanhóis e alemães. Também houve significativa imigração de japoneses, especialmente para o estado de São Paulo, além de libaneses e sírios, que se estabeleceram em várias partes do país.
Outros grupos, como poloneses, ucranianos e holandeses, também encontraram no Brasil um novo lar. Mais recentemente, migrantes de países vizinhos sul-americanos, como bolivianos, peruanos e venezuelanos, bem como haitianos e chineses, têm adicionado ainda mais diversidade à população brasileira.
Veja mais sobre: Mudança no FGTS para lista de CPF com final 0 a 9 impacta a compra da CASA PRÓPRIA em 2024