Ano novo, EMPREGO NOVO! Dicas para passar na entrevista em 2023

Milhares de pessoas perderam o seu emprego neste ano de 2022, todavia, nada impede que no ano de 2023 o jogo mude e elas consigam a tão sonhada estabilidade financeira após ter sua carteira assinada. Mas antes disso acontecer, duas etapas são de suma importância: A apresentação do Currículo e a Entrevista. Passado essas duas fases, provavelmente você já estará garantido na vaga. Mas lembre-se, você estará concorrendo com várias pessoas, então, é necessário convencer que a pessoa ideal para a vaga em questão é você. 

Pessoas dando um aperto de mão ao celebrar um contrato de emprego
Confira as melhores dicas para você ir bem em qualquer entrevista de emprego| Imagem: Jeane de Oliveira. / noticiasdamanha.com.br

Dicas para melhorar o currículo

A primeira coisa a se pensar quando vai procurar um emprego é: Se eu fosse o dono da empresa, eu contrataria alguém igual a mim? Se a resposta for não, esse é o momento ideal para você começar a se aperfeiçoar para o mercado de trabalho. Isso é possível por intermédio de cursos de nível médio e até mesmo de cursos técnicos, que irão capacitar você a exercer certas funções.

Caso você também esteja no Ensino Superior, lembre-se de sempre participar de eventos acadêmicos, pois isso também conta bastante na hora da avaliação do seu currículo, quanto mais eventos você participar, mais vivência do mundo você terá. E isso é visto de uma ótima maneira pelo RH da empresa, já que presume que o candidato é ‘desenrolado’.

E por último, seja autêntico com as informações que você colocar no currículo. Não adianta você falar que faz 1001 coisas e não fazer nada bem. É bem melhor você colocar que tem habilidade em uma coisa, mas naquela coisa em questão, você é o melhor. Evitando, a síndrome do pato, isto é, ela anda, nada e voa, todavia, não faz nenhuma das três coisas com perfeição.

Veja também: Parcela de até R$ 2,1 mil para quem perdeu emprego; veja como fazer a solicitação

Dito isso, confira as melhores dicas para a entrevista de emprego

O Currículo é como alguém vai avaliar você ‘por trás’, na entrevista, a avaliação ocorre olho no olho e é nesse momento que você precisa demonstrar um diferencial. Esqueça aquelas respostas decoradas, que todos conhecem, tente ser o mais natural e autêntico possível, isso vai ajudar você bastante. E fique atento às perguntas, algumas delas podem ser apenas para ver qual sua reação diante de algumas situações.

É bem comum que o entrevistador indague como a pessoa consegue sair quando está de frente com certas dificuldades. Caso o cargo que a pessoa esteja almejando seja de liderança, perguntas como essas serão bem importantes e, claro, as respostas mais ainda. Pois se a pessoa falar que não tem tanta habilidade em solucionar os problemas, provavelmente, ela não irá conseguir liderar tão bem.

Outro fator crucial é conhecer ao menos o básico da empresa que você irá trabalhar, da história dela e de como ela atua no mercado. Vamos contar uma história hipotética para você entender. A pergunta é: Por que você quer trabalhar na padaria XYZ? A resposta mais comum provavelmente seja “Porque estou desempregado’ ou ‘porque quero crescer profissionalmente e ajudar a empresa a crescer também”. Todavia, uma resposta parecida com ‘porque eu percebo que vocês além de vender produtos do nicho alimentício, vocês também vendem uma experiência única para o cliente final. E eu, como sou criativo e comunicador, acredito que vou conseguir agregar bastante ao negócio de vocês’.

Portanto, perceba que uma simples resposta bem elaborada pode fazer total diferença na hora de uma entrevista de emprego. 

Veja também: Mais de 1,3 mil empregos para nível médio; até R$ 8.000