Com a proximidade do fim de ano, é comum o aumento de golpes nas redes sociais. Por isso, uma dúvida foi levantada em relação ao Nubank recentemente. Muitos internautas dizem que estão recebendo dinheiro da fintech por conta de uma suposta multa milionária.
A equipe do Notícia da Manhã procurou descobrir até onde essa história é verdade. Será que tem como receber uma parte dessa multa milionária que andam falando por aí?
Multa milionária do Nubank; entenda
A mensagem que circula nas redes sociais afirma que o Nubank está devolvendo dinheiro aos clientes por causa de uma multa. Para receber o dinheiro, bastaria acessar um site indicado no post que a pessoa recebeu.
Veja também: Quando o bônus do Bolsa Família cai na conta em dezembro: R$ 1.050,00
A mensagem ganhou grande visibilidade nas redes sociais, especialmente no Instagram. Inclusive, até reclamações foram encontradas em sites como o Reclame Aqui.
Veja um exemplo:
Bom dia a 48hs entrei no site e vi que a Nubank havia perdido uma dívida milionaria para a justiça!!
Que a obrigou distribuir para alguns correntistas.
Entrei me pediram CPF e constou que eu tinha um valor de 4284,72 para receber, mas para poder sacar teria que pagar uma taxa transacional no valor de 97,74 !!
Eu paguei e falaram que o pix cairia imediatamente,até agora não recebi nada já faz 48hs e quero meu dinheiro de volta.
Reclame Aqui (fonte)
É verdade ou mentira?
Primeiramente, é importante pensarmos em algumas situações, conforme aponta o economista Julío Cesar Avilar:
“Sempre que há uma promessa de dinheiro envolvida, ainda mais relacionada a uma grande empresa, como o Nubank, desconfia. Seria natural que os principais veículos de imprensa do país noticiassem esse acontecimento. Depois, antes de tomar qualquer iniciativa, procure informações junto à empresa, no caso, o banco”, adverte o especialista.
A mensagem apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a ausência de notícias sobre o assunto.
Veja também: Em quais situações o Nubank liga para os clientes?
O texto é vago, pois não fornece informações específicas sobre a multa ou sobre o valor do dinheiro que seria devolvido. Também é alarmista, pois sugere que os clientes do Nubank estão perdendo dinheiro. E, finalmente, não há nenhuma notícia sobre o assunto em sites confiáveis.
Respostas do Nubank sobre a multa milionária
A Nubank se pronunciou sobre o golpe por meio de seu perfil no Twitter. A empresa afirmou que o perfil usado para distribuir a informação é falso e está tentando se passar pela Nubank.
Em uma publicação no site Reclame Aqui, a empresa também disse que:
Gostaríamos de te assegurar que o Nubank e nenhum banco irá solicitar que baixe nenhum aplicativo, clique em links ou faça transferências em prol de segurança. Recomendamos que formate o seu aparelho com as configurações de fábrica para garantir que esse aplicativo desconhecido não tenha acesso aos seus dados, fotos, e-mails e etc.
Resposta Nubank – Reclame Aqui.
A Nubank também ressaltou que todas as suas redes sociais possuem selo de verificação e que seus funcionários não oferecem produtos em nome da empresa.
O que acontece se você clicar no link?
Se você clicar no link indicado na mensagem, será direcionado para um site que vende um vídeo. O vídeo, supostamente, ensinaria como resgatar o dinheiro.
No entanto, é muito provável que o vídeo não tenha nada a ver com o assunto e que você simplesmente perca dinheiro.
Além disso, há o risco de que seus dados pessoais e financeiros sejam roubados.
É golpe!
O Nubank não está devolvendo dinheiro a clientes por meio de um site divulgado nas redes sociais. Trata-se de um golpe.
Se você receber uma mensagem semelhante, não clique no link e não compartilhe. É importante estar atento a esse tipo de golpe para evitar prejuízos financeiros.