O pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2024 começa a ser pago em 11 de janeiro em todo o estado de São Paulo.
Assim como nos anos anteriores, o contribuinte poderá pagar o imposto em cota única em janeiro com desconto de 3%, integral em fevereiro sem desconto ou parcelamento em até cinco vezes, com a primeira parcela vencendo em janeiro, seguindo o final da placa do veículo.
Veja o cronograma
Datas (final da placa / dia limite)
- 1 – 11 de janeiro;
- 2 – 12 de janeiro;
- 3 – 15 de janeiro;
- 4 – 16 de janeiro;
- 5 – 17 de janeiro;
- 6 – 18 de janeiro;
- 7 – 19 de janeiro;
- 8 – 22 de janeiro;
- 9 – 23 de janeiro;
- 0 – 24 de janeiro.
Lembre-se de que estas datas são referentes ao pagamento com desconto de 3%. Sem desconto, o prazo pode ser ampliado, mas não passa de maio de 2024.
Formas de pagamento
Para pagar o IPVA, o proprietário deve dirigir-se ao banco munido do número do Renavam. É possível pagar diretamente nos terminais de autoatendimento, pela internet, nas casas lotéricas e com cartão de crédito nas empresas credenciadas pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.
Veja também: Aprenda a economizar na ceia de Natal e Ano Novo como um especialista
Novidade: pagamento por Pix
Neste ano, o imposto poderá ser pago também por Pix, permitindo o recolhimento por QR Code de forma rápida e facilitada. Para efetuar o pagamento neste modelo, o proprietário deve entrar na página do IPVA no portal da Sefaz-sp (clique aqui), informar os dados do veículo e gerar um QR Code, que tem validade de 15 minutos. Se o contribuinte não efetuar o pagamento neste prazo, deverá gerar outro QR Code.
A tabela de valores venais dos veículos usada como parâmetro para o cálculo do IPVA 2024, com marca, modelo e versões de milhares de carros, deve ser publicada nos próximos dias.
Veja também: Carro voador recebe certificação para ser utilizado nos EUA
Antecipação do licenciamento
Neste ano, quem quiser terá também a oportunidade de antecipar o licenciamento anual de 2024, mas para isso deverá estar com todos os débitos do veículo devidamente quitados, inclusive o IPVA 2024 e multas de trânsito.