Não é de hoje que os beneficiários do INSS são afetados pelas oscilações do salário mínimo e aumento da inflação. Entretanto — poderá haver um possível aumento anualmente nos valores pagos aos brasileiros. Trata-se do adicional de 5% nas aposentadorias e pensões. Veja abaixo todos os detalhes da proposta.
Estes aposentados podem ser beneficiados
Trata-se de um Projeto de Lei de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). Que visa encaminhar os beneficiários para mais benefícios referentes aos seus benefícios oriundos do INSS.
Propondo o aumento de 5% a cada cinco anos; para os aposentados e pensionistas. Portanto; a cada 10 anos haverá o aumento de 10% sobre o valor em si — totalizando o aumento de 10% em cima do salário.
Esta campanha irá unir vários sindicatos do Brasil a fim de conseguir obter a aprovação da proposta. Portanto — espera-se que a proposta seja aceita; a fim de ser possível obter mais recursos oriundos do INSS para estes brasileiros. O intuito principal do programa é conseguir sanar a desigualdade em razão do aumento da inflação e a variação do salário mínimo. Que acaba não rendendo como deveria.
O valor elevado ainda não será visto neste ano de 2024. Lembrando que ainda está sendo levado pelos corredores do Parlamento; por esse motivo tudo indica que o mesmo só fique redondo no início de 2025. Lembrando que ainda está contando com a aprovação da maioria dos parlamentares.
Mas já será incidência do valor do salário mínimo de 2024. Portanto, o percentual elevado será em cima do salário mínimo vigente. Podendo ser do ano de 2024/25; de acordo com o período cujo o PL será aprovado.
Leia mais: 13º tem que cair hoje (30)? O que fazer se não caiu
Afinal, quais os benefícios da proposta?
Esta proposta conta com uma série de benefícios. Porque irá aumentar o salário mínimo dos beneficiários do INSS em até 5%. Acarretando em um aumento significativo do valor do salário dos beneficiários.
Além disso — irá garantir o poder de compra dos beneficiários do INSS. Haja vista que algumas cidades brasileiras; principalmente oriundas do interior — possuem como renda principal os valores referentes ao benefício dos aposentados e pensionistas do INSS.
Sendo possível ter um planejamento financeiro mais eficaz e de qualidade; permitindo que os brasileiros tenham mais sustentação em suas vidas. Não se sabe ao certo quando o mesmo será aprovado; em razão de alguns detalhes técnicos — o benefício ainda não passou pelas respectivas aprovações.
Portanto — é necessário ficar atento quanto a estes detalhes importante. Ademais; basta aguardar as novas notícias referentes aos adicionais oriundos do INSS.
Veja mais sobre o assunto
Leia mais: Tem Bolsa Família? Então tem remédio de graça também; veja a lista