Para aqueles que caíram na malha-fina da Receita Federal ao entregarem a declaração do Imposto de Renda 2023, mas que regularizaram suas pendências, eis uma boa notícia. Nesta quinta-feira (29), os contribuintes estão recebendo nas contas informadas durante o cadastro os valores referentes a restituição. Continue a leitura a seguir e entenda como consultar o montante depositado.
Final de ano com bolso cheio
Nesta quinta-feira (30), a Receita Federal realizará o pagamento de R$ 762,9 milhões a cerca de 358 mil contribuintes que resolveram suas pendências com o Fisco, saindo da temida malha fina. Esse montante refere-se a mais um lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física.
Acompanhe a leitura, a seguir, e saiba mais detalhes sobre os contemplados a receber os valores da Receita.
Leia mais: Receita: consulta à última chance de receber a restituição abre amanhã
Mais de 380 mil contribuintes recebem restituição hoje
Os contemplados devem ficar atentos, pois o depósito será efetuado na conta bancária informada durante a declaração do Imposto de Renda. Este lote abrange declarantes de anos anteriores, totalizando 358.737 contribuintes.
Dentre eles, 5.774 estão na faixa etária acima de 80 anos, 58.060 têm entre 60 e 79 anos, 6.654 enfrentam alguma deficiência física, mental ou doença grave, e 14.863 têm o magistério como sua principal fonte de renda.
Além disso, há 129.019 contribuintes sem prioridade legal, mas que serão beneficiados neste lote devido ao uso da declaração pré-preenchida ou à opção pelo recebimento da restituição por meio do Pix. Por último, o lote contempla 144.367 contribuintes não prioritários.
Como realizar a consulta?
A consulta para verificar a inclusão no lote foi disponibilizada no último dia 22, diretamente na página da Receita Federal na internet.
Os contribuintes podem acessar a informação clicando em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Outra opção é realizar a consulta através do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Não recebeu a restituição? saiba o que fazer
Aqueles que não encontrarem seus nomes na lista devem acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração. Se houver pendências, a solução é enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Em casos excepcionais, como a restituição não sendo depositada na conta informada, como por exemplo, em contas desativadas, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesses casos, o cidadão tem a opção de agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, utilizando o Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
O que acontece se o valor não for resgatado?
Em casos em que o contribuinte não resgate o valor após um ano, será necessário requerer o montante no Portal e-CAC.
Ao acessar a página, o cidadão deve navegar até o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar o campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
O dinheiro da restituição não caiu na conta? Assista ao vídeo abaixo e saiba o que fazer.
Leia também: Receita libera consulta para nova rodada de “Super PIX” HOJE