Com a onda de calor dos últimos dias, grande parte dos brasileiros está passando muitas horas por dia com ventiladores e aparelhos de ar condicionados ligados.
O problema é que usados por tanto tempo, os dispositivos que amenizam o calor fazem a conta de luz, literalmente, chegar.
Além de ventiladores e aparelhos de ar condicionado, o uso indiscriminado de outros eletrodomésticos podem fazer a conta de energia aumentar exponencialmente. Mas como fazer para economizar na conta de luz? A seguir, continue lendo e confira formas de amenizar os custos com energia elétrica.
Otimize o uso de eletrodomésticos para reduzir a conta de luz
Neste momento de extremo calor, o uso de ventiladores e aparelhos de ar condicionado, por longas horas, aumenta a necessidade de buscar alternativas para reduzir a conta de luz.
A boa notícia é que pequenas mudanças no dia a dia podem resultar em uma conta de luz mais acessível, sem comprometer o conforto ou a qualidade de vida.
A tarifa de energia elétrica é um dos custos fixos que mais afetam o orçamento dos consumidores. No entanto, existem estratégias simples relacionadas ao uso dos aparelhos elétricos que podem gerar uma economia significativa na conta de luz.
Esta cobrança inclui impostos, taxas e outros encargos estabelecidos pelas distribuidoras e governos, além do consumo mensal medido em quilowatt-hora (kWh). Adotar medidas inteligentes pode reduzir o consumo anual e, consequentemente, diminuir os gastos.
Escolha e uso consciente dos aparelhos
A primeira dica é optar por aparelhos elétricos mais eficientes ao adquirir um novo produto. O selo Procel indica os produtos que possuem os melhores níveis de eficiência energética em suas respectivas categorias.
Isto significa que ele certifica se uma geladeira, fogão ou outro aparelho é eficiente em termos de consumo de energia.
Além disso, é importante desligar os aparelhos da tomada quando não estão sendo utilizados (modo standby) e ajustar o termostato para uma temperatura mais baixa, sempre que possível.
Evite os horários de pico
Uma boa estratégia é utilizar os aparelhos fora dos horários de pico, quando a tarifa é mais baixa. Geralmente, estes horários acontecem antes das 17h30 e após às 20h30, quando a demanda de consumo é menor e o valor cobrado pelo consumo também é inferior ao da tarifa convencional.
Outras práticas interessantes incluem lavar roupas com água em temperatura ambiente e cuidar bem dos seus aparelhos elétricos para prolongar sua vida útil.
No vídeo abaixo, veja dicas para reduzir sua conta de luz:
Leia mais: Mais de 2 milhões podem pagar BEM MENOS na conta de luz em novembro e dezembro
Opções mais sustentáveis
Investir em produtos e práticas mais sustentáveis também pode impactar positivamente a conta de luz. Substituir lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED de baixo consumo, optar por aparelhos com rótulo ecológico e, se possível, utilizar painéis solares e outras fontes de energia renováveis em casa são medidas que contribuem para a redução dos gastos com energia elétrica.
A busca pela economia de energia elétrica deve ser uma constante na vida dos consumidores, já que além do impacto nos valores pagos na conta de luz, o meio ambiente também sofre com o uso indiscriminado dos recursos naturais.
Leia mais: Mesmo desligados, eles ROUBAM energia elétrica e aumentam a fatura