Com a alta nos valores de vários produtos nos últimos anos, levou a indústria alimentícia a procurar novas opções para efetuar a manutenção de todas as vendas. E para isso, uma das estratégias mais utilizadas é o uso de produtos paralelos, que a princípio, parecem ser originais, mas ao ser melhor observado, são falsos. Um dos produtos mais falsificados são os azeites, saiba como descobrir.
Produtos similares chegaram com força nos estabelecimentos
Nos supermercados, se observados de maneira mais minuciosa, é possível encontrar vários produtos que são similares, como “mistura de algum alimento com sabor de…”. Basicamente, é uma mistura que possui o sabor de outra, mas a produção sai mais em conta. Um dos exemplos disso é o requeijão.
E isso acontece com vários produtos, como queijos, bebidas derivadas do leite e até mesmo produtos que são apreciados por uma grande parte da população, como o azeite. Mas devido ao alto preço do azeite original, é preciso tomar cuidado com as falsificações.
Isso acontece por vários motivos, um deles, são as condições climáticas nos países que produzem os alimentos, portanto, ter atenção na hora da compra é de suma importância.
Veja também: Estudo Revela Que Usar Celular Na Cama Aumenta Açúcar No Sangue; E Agora
Estratégias utilizadas pelos estabelecimentos
Geralmente, utiliza-se estratégias visuais para “enganar” o consumidor e ele acreditar que está levando um produto original para sua casa, então, economiza-se na produção do produto e investe bastante no marketing dele.
Por isso, é tão comum encontrar produtos paralelos bem parecidos visualmente com os originais e na maioria das vezes, eles estão próximos dos originais de fato. E pelo efeito “manada”, uma pessoa pega e outra acaba pegando achando que de fato ele é saudável.
Mas isso também é fruto das crises financeiras, que obrigam os consumidores a sempre comprarem os itens mais baratos, mesmo que isso signifique uma qualidade nutricional inferior.
Veja também: Não Era Inimigo? Agora O Pão Ajuda A Perder Barriga, Diz Estudo
Como não ser enganado?
Para não ser enganado e sempre comprar azeite que possui uma boa procedência, algumas dicas são cabíveis, a saber:
- Sempre procure os azeites que estão dentro de embalagens escuras, já que a luz prejudica a qualidade do azeite e ao ser aberto, ele necessitará ser consumido rapidamente;
- A data de validade também é um fator que deve ser observado, sempre procure aqueles que irão durar mais e foram fabricados recentemente;
- Veja a acidez do azeite, o extra-virgem precisa ter uma acidez de no máximo 0,8%. Quanto menor a acidez, mais agradável é o sabor.
Por fim, sempre procure saber a origem do azeite e opte por comprar das regiões que já são conhecidas pela produção dele, evitando comprar azeites ruins.
Confira no vídeo a seguir todos os benefícios do azeite