O celular no mundo moderno, é um item indispensável para a vida das pessoas, sem ele, é capaz da pessoa nem sair de sua casa, pois toda vida dela encontra-se centrada nele, como contatos profissionais, acadêmicos e também a vida financeira, então, para não ter o risco de ficar o dia todo sem o celular, é comum que os usuários deixem eles carregando a noite toda, contudo, isso pode causar um grande risco para sua bateria, entenda.
Por que não deixar o celular carregando além dos 100%?
A energia elétrica sempre oscila e nunca alguém pode ter certeza que ela está sempre instável, ao menos que utilize algum equipamento para garantir isso, isto é, que qualquer variação de energia não irá prejudicar o aparelho. Então, quanto menos tempo deixar na tomada, melhor é.
Pois a probabilidade de haver um pico de energia e acabar queimando o aparelho são bem grandes, portanto, deixando ele ligado durante a noite, pode aumentar as chances disso acontecer.
Além disso, quando o celular chega em 100%, ocorre a famosa “manutenção da bateria”, isto é, ela descarrega e carrega aos poucos, para ao ligá-lo, ela encontra-se em 100% e isso pode trazer vários prejuízos.
Veja também: 10 Minutos Na Semana São Suficientes Para Duplicar A Velocidade Do Wi-Fi
Quais os principais riscos?
O primeiro risco é o de pagar uma conta de energia maior, pois como citado, ao atingir 100% de carga, ela começa a descarregar e carregar novamente, para que o 100% seja mantido, então, essa energia “perdida e recuperada” sai do bolso de cada pessoa.
Além disso, pela noite, além de picos de energia, pode ocorrer o superaquecimento do aparelho e isso acarreta nos riscos de incêndio, portanto, o ideal é manter o celular na tomada apenas pelo período necessário.
E provavelmente outra desvantagem é o fato que a vida útil da bateria acaba diminuindo, caso a cada carga ela fique em 100% e após isso, ainda continue um bom tempo na tomada.
Veja também: Comunicado: WhatsApp Tem Aviso Para Quem Usa App Todos Os Dias
Dicas para evitar isso
Então, é necessário adotar boas práticas para preservar tanto a vida útil da bateria quanto a segurança da própria pessoa, considerando os casos de incêndio.
Para a bateria, o ideal é que sua carga fique entre 20% e 80%, com isso, nem ela fica totalmente carregada nem totalmente sem carga.
Por fim, opte por deixá-lo carregando enquanto você estiver acordado, para garantir que ao chegar em 100% ele será desligado, caso não seja possível, coloque um alarme para despertar na hora que a bateria atingir os 100%, para isso, basta ver quanto tempo falta para ela completar a carga e programar o alarme em questão.
Confira no vídeo a seguir as melhores dicas para aumentar a vida útil da bateria