Desde a última segunda-feira, 06 de novembro, os estados brasileiros passaram a disponibilizar o novo RG.
A nova carteira de identidade 2023 traz algumas alterações expressivas, quando comparada com a carteira antiga, apresentando tanto uma versão impressa quanto uma versão digital.
A seguir, continue lendo para ficar por dentro das demais inovações do novo RG.
Características do novo RG: as entenda novidades
O novo RG não possui um número próprio, utilizando o CPF como meio de identificação do titular. Esta versão abriga apenas um espaço destinado ao nome, sem diferenciação entre o nome de registro civil e o nome social, além de não incluir a informação referente ao gênero do portador deste documento.
A identificação foi modernizada no novo RG, introduzindo um QR Code que possibilita a verificação da autenticidade do documento e a detecção de eventuais roubos ou extravios.
Outra novidade é a incorporação de um código de padrão internacional chamado MRZ, similar ao usado em passaportes, o que confere à nova carteira de identidade um status de documento de viagem.
A emissão da primeira via do novo RG, assim como a renovação do documento com validade vencida, serão oferecidas de forma gratuita. No entanto, para aqueles que precisarem solicitar a segunda via do documento de identificação, será necessário a quitação de uma taxa, estipulada por cada estado.
Validade da nova carteira de identidade e do modelo antigo
Não é necessário um senso de urgência para realizar a substituição da carteira de identidade. O antigo modelo continuará válido até o dia 28 de fevereiro de 2032.
Sendo assim, a sua renovação não é considerada uma prioridade, neste momento.
A validade da nova versão do documento vai variar de acordo com a faixa etária do titular, conforme as seguintes diretrizes:
- Pessoas com idade de até 11 anos e 364 dias, o novo RG tem validade de cinco anos;
- Para indivíduos entre 12 e 59 anos e 364 dias, a validade será de dez anos;
- Já para os maiores de 60 anos, a validade será por tempo indeterminado.
Carteira de identidade: confira detalhes do novo RG no vídeo abaixo:
Leia mais: Até quando tenho que fazer o novo RG em novembro; entenda
Estados que já adotaram o novo RG: confira
Alguns estados já estão emitindo a nova carteira de identidade. Na próxima semana, 10 estados e o Distrito Federal passarão a emitir exclusivamente o novo modelo. Estes estados são:
- Acre;
- Alagoas;
- Amazonas;
- Goiás;
- Maranhão;
- Mato Grosso;
- Minas Gerais;
- Piauí;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina;
- Distrito Federal.
No momento, São Paulo, juntamente com outros estados que não estão listados, pretende manter a emissão dos dois modelos de carteira de identidade.
Os Estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina já iniciaram a emissão da nova carteira de identidade.
Leia mais: Carteira de Identidade Nacional substituirá o RG em 2024; entenda