É bastante comum que os consumidores não paguem em dia o pacote de internet, infelizmente, isso ocorre por vários motivos, sobretudo, devido à crise financeira que há no Brasil. Anteriormente, quando isso acontecia, os serviços de internet reduziam a velocidade de acesso do usuário a web, contudo, agora mudou e a Anatel bate o martelo e toma uma decisão que surpreendeu a todos, entenda.
Reduzir a velocidade era uma alternativa que as operadoras adotavam
Como citado, antes, quando o cliente não realizava o pagamento da sua conta de internet, a operadora de dados móveis não cortava o acesso à internet, todavia, reduzia de forma considerável a velocidade, até que a dívida fosse quitada.
Mas agora a Anatel bateu o martelo e decidiu colocar um fim nessa prática, então, segundo a agência, os clientes que não realizarem o pagamento de suas contas terão o acesso cortado.
Por outro lado, o corte não pode ser feito de imediato, ele irá acontecer apenas após o período de 20 dias.
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Medida estava em debate há anos
Após um longo debate que durou cerca de 6 anos, essa medida agora foi adotada e já consta na revisão do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações. Agora, a proposta que foi aprovada colocou um ponto final na prática antiga.
Agora, após o consumidor não realizar o pagamento da dívida, a operadora terá até cinco dias para enviar a notificação inerente ao débito e após o período, o cliente ainda terá 15 dias para efetuar o pagamento.
Portanto, se ao término dos 15 dias, o cliente não efetuar o pagamento da dívida, sua internet será cortada e só voltará quando os débitos forem quitados. Lembrando que de acordo com a agência, o corte em questão precisa ser feito dentro do período normal de suspensão do contrato, para que não haja cobrança.
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Alguns serviços continuam obrigatórios
Embora o novo regulamento que entrou em vigor permita que as operadores cortem a internet do cliente, alguns outros serviços devem continuar, a saber:
- O usuário deve continuar recebendo ligações e mensagens SMS por 30 dias, a contar a data da suspensão do serviço;
- O usuário deverá conseguir ligar para serviços de emergência;
- Após 60 dias, é possível que a empresa faça a rescisão do contrato.
Além disso, com a nova resolução que foi aprovada pela Anatel, agora o número de lojas físicas será reduzido, outra novidade é que há a regulação para os pacotes que são totalmente digitais e por fim, haverá a determinação do atendimento humano no telemarketing.
Confira no vídeo a seguir como economizar os dados móveis