Você tem PIS/Pasep abandonado? Descubra e tome cuidado

Todos os anos milhões de trabalhadores ficam atentos acerca dos repasses referentes ao abono salarial. O PIS/Pasep paga todos os anos aos trabalhadores que receberam até dois salários mínimos no ano-base, o equivalente a 01 salário mínimo. Caso o trabalhador não tenha trabalhado todos os meses no ano-base o valor acaba sendo proporcional. Veja abaixo todos os detalhes acerca do PIS/Pasep.

PIS/Pasep
Você tem PISPasep abandonado Descubra e tome cuidado | Foto: Jeane de Oliveira / noticiadamanha.com.br

Como verificar o PIS/Pasep abandonado?

Alguns brasileiros acabaram esquecendo de realizarem os saques do PIS/Pasep. Lembrando que o benefício possui como base do cronograma o número do NIS de cada trabalhador.

Por desatenção ou até mesmo falta de informação — alguns trabalhadores acabam esquecendo de realizarem o respectivo saque. Logo — possuem até o mês de dezembro para saquerem os valores referentes ao PIS/Pasep do ano de 2021.

Portanto, é necessário se informar acerca desses recursos no período informado. Caso contrário, poderão não conseguir os recursos posteriormente. Haja vista que eles têm até o dia 28 de dezembro para isso.

Quando acaba o prazo é mais difícil de realizar os saques. Mas ainda é possível sacá-los em até cinco anos. Caso este período seja ultrapassado, os beneficiários irão ver os seus recursos sendo direcionados para o Tesouro Nacional.

Neste ano de 2023 o valor pago é referente ao ano-base de 2021. Logo — aos que receberam antes do dia 1 de Maio, o valor do abono foi de R$ 1.302. Aos que receberam depois — o valor do abono foi de R$ 1.320.

Para consultar o PIS/Pasep abandonado é bem simples. Basta entrar no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e fazer login com a conta do Governo Federal ou ligar para o número 158 e obter mais informações.

Leia mais: Pagamento liberado para o PIS/Pasep 2024; está diferente

Abono de 2024 é confirmado

Em razão da pandemia o abono PIS/Pasep teve seu calendário atrasado. Logo — os beneficiários só recebem os recursos referentes a determinado ano após quase 02 anos.

Isto é — o ano-base de 2021 foi pago em 2023. O ano-base de 2022 será pago em 2024 e assim por diante. Não se sabe quando as coisas serão normalizadas.

Haja vista que tudo depende do Governo Federal. Na época da Covid-19, os repasses foram pausados para dar lugar aos pagamentos do Auxílio Emergencial.

Por esse motivo que acabou atrasando os pagamentos. O Governo Federal ainda não se posicionou acerca disso. Do que pode ser feito para que o calendário retorne ao que era anteriormente. Mas pelo que tudo indica nos próximos anos haverá novidades.

Veja mais sobre este assunto

Leia maisPrograma “Sempre Alerta” se torna alvo para golpistas no INSS