Todo trabalhador que possui sua carteira assinada, todos os meses, possui um valor que é depositado em sua conta do FGTS. O valor em questão, é enviado pela empresa e corresponde a 8% do seu salário, a finalidade do fundo, é proteger o trabalhador em certas situações, sendo a mais conhecida, quando há demissão sem justa causa. Contudo, é possível sacar o valor quando o empregado comprove uma doença grave, confira a lista das 15 doenças que possibilitam essa escolha.
Como é possível comprovar uma doença grave?
O primeiro passo antes de tentar conseguir sacar o valor integral do FGTS, é saber como é possível comprovar uma doença grave. Lembrando que isso é importante saber, até mesmo sem estar doente, para caso um dia aconteça alguma patologia surgir, entender o que se deve fazer para garantir que os direitos sejam respeitados. Os principais métodos para comprovar são:
- Relatório médico: solicite do seu médico um relatório bastante detalhado, com o diagnóstico da doença e os estágios, presente e futuro, além das indicações dos devidos tratamentos;
- Exames médicos: mantenha sempre os exames atualizados, principalmente, os exames laboratoriais e os de imagens que servem para comprovar a situação;
- Especialista: por fim, opte por ser avaliado por um especialista na área da patologia, desse modo, o laudo dele terá uma maior credibilidade.
Também é bastante importante levar o histórico de saúde, para entender como a doença surgiu, se foi de repente ou pode ter alguma relação com as atividades desenvolvidas, por exemplo.
Veja também: Como Sacar Valores Do Nubank Sem Ter Dinheiro? Confira
Quais as 15 doenças graves que permitem o saque do FGTS?
É importante lembrar que todas as doenças estão previstas em lei e por isso, devem ser respeitadas. Mas caso haja alguma doença que não esteja na lista mas é “grave”, o trabalhador pode tentar conseguir o direito na via judicial:
- Alienação Mental;
- Cardiopatia Grave;
- Cegueira;
- Contaminação por Radiação;
- Doença de Parkinson;
- Espondiloartrose Anquilosante;
- Estado avançado da Doença de Paget;
- Hanseníase;
- Hepatopatia Grave;
- Nefropatia Grave;
- Paralisia Irreversível e Incapacitante;
- Tuberculose Ativa;
- HIV/AIDS;
- Neoplasia Maligna;
- Estágio Terminal.
As doenças citadas dão direito ao trabalhador efetuar o saque integral do fundo de garantia.
Veja também: Aviso: Prazo Para Sacar O Pis/Pasep Esquecido Está Acabando
Como solicitar o FGTS?
A solicitação pode ser realizada diretamente pelo aplicativo FGTS, que está disponível para Android e iOS, basta seguir o passo a passo a seguir:
- Entre no aplicativo, efetue login e clique em “meus saques”;
- Escolha a opção “outras situações de saques”;
- Informe o motivo e escolha “doença grave, terminar ou órtese/prótese”;
- Informe se quem está doente é o titular ou dependente;
- Leia todas as informações que irão aparecer na tela e clique em “solicitar saque FGTS”.
Pronto, agora basta informar a conta bancária para receber o valor, enviar a documentação exigida e esperar o retorno do INSS.
Confira no vídeo a seguir como é possível maximizar as chances do benefício ser aceito