O Cadastro Único faz parte de um mecanismo utilizado pelo Governo Federal para encontrar e conceder o devido apoio aos brasileiros que estão em situação de vulnerabilidade social. Mas desde o seu lançamento, algumas críticas surgiram em relação às funcionalidades disponíveis nele, agora, após alguns anos, a versão digital do cadastro foi modificada e conta com várias funcionalidades, entenda o que pode fazer de novo.
Como o aplicativo funciona?
Basicamente, ele permite que a maioria dos serviços que só poderiam ser feitos no CRAS, possam ser realizados pelo aplicativo, diminuindo o tempo de espera nas unidades físicas do centro em questão.
Após realizar o download na loja de aplicativos padrão, de cada celular, basta entrar nele e realizar um breve cadastro, para conseguir utilizar a conta. Caso o usuário ainda não tenha o cadastro aprovado, ele receberá um comprovante para finalizar o cadastro de modo presencial.
Portanto, ocorre um “pré-cadastro”, onde as informações básicas são fornecidas, mas após algum tempo, é preciso ir até o CRAS confirmar e completar as informações.
Veja também: Atrasado Há 1 Ano, Trabalhadores Aguardam Pis/Pasep 2022; Veja Quando Será Pago
O que o cidadão garante ao realizar o cadastro?
No momento em que o cadastro é realizado, o cidadão passa a ter um NIS, isto é, Número de Identificação Social. É ele que irá identificar todas as famílias e a situação que elas se encontram. Há alguns benefícios que são automáticos, outros, é preciso ter vagas disponíveis.
Por exemplo, para conseguir isenção em certos concursos públicos ou ter direito a tarifa social de energia, basta estar dentro do CadÚnico. Já para ter acesso ao Bolsa Família ou ao BPC, é necessário que o cidadão cumpra todas as regras e haja vagas disponíveis.
Portanto, o simples cadastro não garante vagas nos benefícios mais almejados, que são o Bolsa Família e o BPC. Mas é um importante passo, já que a depender da situação da família, é possível ter prioridade.
É possível agendar serviços pelo aplicativo?
Sim, pelo aplicativo o usuário pode realizar algumas ações, ao passo que outras, ele irá marcar para ir presencialmente até o CRAS desempenhá-las. Além disso, é possível que seja realizado o upload de documentos por ele.
Mas há um caso específico, que é o das famílias unipessoais, quem está cuidando dessas pessoas são os municípios, portanto, é preciso ir até um CRAS para o envio da documentação correta.
E caso os beneficiários não enviem a documentação da maneira correta, pode ser que o benefício seja cancelado posteriormente e o beneficiário retirado da folha de pagamentos.
Veja também: Bônus De R$ 200 Confirmado Para Quem Estiver Nesta Lista