O Cadastro Único é a base de dados mais completa do Brasil quando o assunto é pessoas em situação de vulnerabilidade social. Graças a ela, é possível que o Governo consiga alcançar as famílias que mais precisam de apoio, todavia, é preciso que sempre o cadastro esteja atualizado, caso contrário, todos os benefícios podem ser cortados. E agora, após uma atualização, tornou-se possível verificar todas as pendências diretamente pelo aplicativo, entenda.
Importância de atualizar o CadÚnico
Como citado, o Cadastro Único possui uma importância ímpar quando o assunto é catalogar famílias em situação de vulnerabilidade social. Feito o levantamento, elas são remanejadas para programas sociais específicos, por conta disso, os dados devem sempre ser atualizados.
Vale salientar que há vários benefícios que podem ser concedidos através do CadÚnico, embora o mais conhecido seja o Bolsa Família. Entretanto, o BPC, Tarifa social de energia e o auxílio gás, também carece do cadastro ativo no CadÚnico.
Portanto, ao atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver mudanças drásticas no núcleo familiar, é de suma importância para a manutenção dos repasses.
Veja também: Auxílio Brasil Ainda Pode Pagar R$ 15 MIL Para Estas Pessoas; Veja Quem Recebe
O que ocorre ao não realizar a atualização?
Como citado, ao não realizar a atualização, os benefícios podem ser cortados, de modo temporário ou permanente. Vale salientar que antes só era possível saber se havia alguma pendência, no momento em que o benefício já tinha sido suspenso.
Mas para acabar com isso, o Governo lançou uma atualização, para dar lugar a aba “pendências”, com isso, cada beneficiário poderá conferir se há alguma pendência antes mesmo do repasse ser cortado.
Através da aba, é possível realizar o upload de todos os documentos necessários, além de visualizar quanto tempo ainda há para regularizar a situação em questão. Lembrando que apenas quem tem o aplicativo atualizado poderá utilizar a nova funcionalidade.
Como saber se o aplicativo está atualizado?
A atualização em questão, que deu lugar a versão v 1.0.43, foi lançada no dia 05 de outubro, para saber dessa informação, basta conferir no aplicativo, no canto inferior direito da tela. Lembrando que nem sempre a atualização é automática.
Caso ela não tenha acontecido, é possível fazê-la, basta que:
- Usuário entre na loja de aplicativos padrão;
- Pesquise por “Cadastro Único”;
- Clique no aplicativo e após isso em “atualizar”.
Caso o aplicativo não esteja atualizado, ele será atualizado na mesma hora, caso contrário, basta efetuar login e entrar normalmente que a nova aba já estará adicionada.
Veja também: Bônus De R$ 200 Confirmado Para Quem Estiver Nesta Lista