Não é de hoje que os cientistas buscam maneiras de conseguirem aumentar o bem-estar das pessoas. Com isso — após longos estudos, ficara definido que a corrida é um dos melhores exercícios para auxiliar na saúde física e mental. De acordo com um estudo exibido no Congresso do Colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia — a corrida é benéfica não somente para auxiliar nas atividades físicas, como na saúde mental.
Pesquisa revela benefícios da corrida
Os resultados são animadores. Afirmando que os efeitos da corrida no bem-estar das pessoas é semelhante aos antidepressivos que são consumidos por pacientes com ansiedade ou depressão.
O estudo foi realizado com o auxílio de 141 voluntários com ansiedade, depressão ou ambos. Na qual eram dadas duas opções: tratamento convencional com remédios ou alternativo com corridas inclusa no cronograma.
Durante 16 semanas essas pessoas foram acompanhadas — e neste período ficara notado os resultados benéficos que essas atividades físicas trouxeram para os pacientes. Com efeitos semelhantes ao consumo de antidepressivos.
Lembrando que essas corridas são benéficas em alguns quadros. É necessário que sejam constantes — cerca de 3-4 vezes por semana e ao ar livre. Os sinais são notórios para os próprios praticantes.
Haja vista que é um dos exercícios mais procurados pelos pacientes que além de uma melhora no bem-estar, procuram pelo escape do sedentarismo.
Leia mais: Estudo revela alimento capaz de rejuvenescer o cérebro humano
Cuidados que devem ser tomados
É importante ter alguns cuidados durante a prática do exercício. Por mais que seja um dos melhores e mais recomendados — somente 52% dos participantes conseguiram aderir com êxito os protocolos estipulados. Os demais falharam em algum momento. Aos que optaram por aderir — é importante cumprir alguns requisitos:
- Calçado: é importante escolher bem o calçado usado na corrida. Caso seja um calçado paralelo ou de má qualidade pode causar consequências muito sérias na coluna e postura do corredor;
- Alongamento: é importante começar a corrida se alongando. De preferência, uma caminhada de 10-15 minutos e logo em seguida dar início ao alongamento. A partir de então, dar início a corrida em si.
- Frequência cardíaca: é importante portar equipamentos como relógios inteligentes que consigam medir a frequência cardíaca e pulsação. Para evitar que ela fique muito alta e o corredor acabe sofrendo um mau súbito.
- Alimentação: é importante que o corredor se alimente bem momentos antes da corrida. Ou então, consuma carboidratos de rápida absorção para facilitar na atividade física — um exemplo bem comum e barato é o cuzcuz.
Portanto, são algumas dicas que devem ser seguidas para evitar possíveis problemas durante as atividades físicas. Haja vista que os praticantes hão de obter não somente um maior bem-estar como uma melhora significativa nas atividades físicas e uma ótima saída para o sedentarismo.
Leia mais: Sinal de demência pode aparecer à noite; entenda