Boa notícia — os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irão ter uma excelente oportunidade. O Ministro Carlos Lupi — Ministro da Previdência, afirmou que há uma excelente notícia para os interessados em adentrarem nos auxílios do INSS. Veja abaixo esta novidade e o que esperar dessas mudanças.
Ministro Carlos Lupi revela grande novidade
O INSS é um dos órgãos públicos de maior importância no Brasil. Através dele os brasileiros têm acesso a uma série de benefícios e auxílios trabalhistas.
Em caso de doença ou acidente — o trabalhador que é segurado pelo INSS conseguem obter uma série de ajuda por parte do instituto. Haja vista que por mais que seja um órgão tão importante, há algumas falhas que devem ser corrigidas.
O grande problema do INSS é a grande demora na concessão dos benefícios. Entretanto, o ministro Carlos Lupi afirmou que até o fim do ano — o tempo de espera para concessões do INSS será reduzido para até 45 dias.
Haja vista que este é o tempo previsto por lei. Portanto — o ministro afirmou que essa fila será reduzida. Um dos motivos é o uso de Inteligência Artificial nas análises e por fim — a possibilidade de agendar a perícia médica de maneira “privada”.
Portanto — tudo indica que o INSS irá viver os seus dias dourados no próximo ano. Como descreve Lupi a jornalistas, informando que eles irão viver um outro patamar. Logo, brevemente mais notícias serão divulgadas.
Leia mais: Limite baixo no Nubank? Diga adeus a ele e libere R$ 5 MIL
INSS anuncia grande notícia para os aposentados
Os beneficiários do INSS podem conseguir obter benefícios e auxílios. No caso da aposentadoria ou pensão por morte — os benefícios são vitalícios até o falecimento do titular.
Por conta disso, é possível realizar os populares consignados do INSS. Na qual o beneficiário obtém um valor e paga de maneira estendida por até 84 meses — isto é, sete anos. Logo, uma boa notícia para os beneficiários foi divulgada.
O teto de juros que até então beirava os 1,95% foi reduzido para 1,84% ao mês. Portanto — a taxa de juros da modalidade recuou por mais uma vez. Logo, a partir desta segunda-feira, 23, os bancos que aplicarem taxas diferentes terão que arcar com as consequências legais.
Logo — as contratações do consignado irão passar por novas análises de taxas. Além disso, em 2024 o salário-mínimo irá aumentar novamente. Com isso — aumentará a margem para o recebimento e os beneficiários poderá usar até 35% do valor total do benefício para contratação de consignados.
Leia mais: INSS e Bolsa Família: quem receberá antes do dia certo? Veja as datas