Boa notícia — os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem comemorar. Os pagamentos deste mês de outubro já começaram a ser processados e serão pagos a partir desta quarta-feira, 25. Os repasses serão estendidos até o dia 8 de novembro. Estima-se que cerca de 38 milhões de beneficiários receberão os recursos.
Cronograma de pagamentos é revelado
O INSS é um dos principais órgãos públicos do Brasil. Haja vista que destes 38 milhões de beneficiários — cerca de 12 milhões recebem valores acima de 01 salário mínimo.
Os demais recebem o valor base de 01 salário mínimo. O calendário do INSS possui como base o número final do NIS — com isso é possível obter mais organização por parte do Governo e beneficiários.
De acordo com o dígito final, será marcada a data do pagamento. Veja abaixo o cronograma de pagamentos para os beneficiários do INSS que recebem mensalmente até 01 salário mínimo — R$ 1.320.
- Número final do NIS: 1
Data de pagamento: 25 de outubro - Número final do NIS: 2
Data de pagamento: 26 de outubro - Número final do NIS: 3
Data de pagamento: 27 de outubro - Número final do NIS: 4
Data de pagamento: 30 de outubro - Número final do NIS: 5
Data de pagamento: 31 de outubro - Número final do NIS: 6
Data de pagamento: 1 de novembro - Número final do NIS: 7
Data de pagamento: 3 de novembro - Número final do NIS: 8
Data de pagamento: 6 de novembro - Número final do NIS: 9
Data de pagamento: 7 de novembro - Número final do NIS: 0
Data de pagamento: 8 de novembro
Portanto, essas são as datas dos repasses oriundos do INSS aos seus mais de 36 milhões de beneficiários. Divididos em benefícios de assistência, pensões, etc.
Leia mais: Cartão Magalu tem limite inicial que surpreende; veja quanto
Novo limite é liberado para beneficiários do INSS
Ainda sobre o INSS, é comum que os brasileiros que são beneficiários do instituto acabem optando por fazerem empréstimos consignados. Em razão da redução da Selic para 12,5% — por mais um momento os números referentes à taxa mensal do consignado do INSS foi reduzido.
Haja vista que até então estava em 1,93%. Com a nova alteração que será vigente a partir desta segunda-feira, 23, o INSS contará com uma nova taxa de juros do consignado de até 1,84% ao mês.
Os bancos que trabalharem com taxas superiores a essas precisam ser notificados e é cabível de multa. Haja vista que por mais que os bancos não queiram a redução das taxas — as chances de inadimplência são mínimas.
Portanto — o Conselho Nacional Previdenciário fixou novamente uma nova taxa de juros e a partir desta semana já passa a ser válida. Ademais — basta aguardar os novos valores do salário mínimo a fim de verificar os novos limites com base na nova taxa de juros.
Lembrando que o limite dos repasses possui como base o valor do salário mínimo — haja vista que somente 35% dos repasses podem ser comprometidos com consignado.
Leia mais: URGENTE! Novo limite do consignado do INSS entra em vigor