Receita: consulta à última chance de receber a restituição abre amanhã

A Receita Federal disponibiliza, a partir das 10h desta terça-feira (24), a consulta a um lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física, referente ao mês de outubro. Neste momento, os contribuintes têm a oportunidade de verificar se estão entre os beneficiados que aguardavam ansiosamente por esse reembolso após o pagamento de seus impostos. Siga a leitura abaixo e saiba mais detalhes sobre como realizar a consulta.

A Receita Federal disponibiliza, a partir das 10h desta terça-feira (24), a consulta a um lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física, referente ao mês de outubro. Neste momento, os contribuintes têm a oportunidade de verificar se estão entre os beneficiados que aguardavam ansiosamente por esse reembolso após o pagamento de seus impostos. Siga a leitura abaixo e saiba mais detalhes sobre como realizar a consulta.
Receita: consulta à última chance de receber a restituição abre amanhã. — Foto: Jeane de Oliveira / noticiadamanha.com.br

Consulta abre amanhã

A Receita Federal abre nesta terça-feira (24), a partir das 10h, a consulta a um lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física referente ao mês de outubro.

Isso significa que aqueles que estavam ansiosos por um dinheiro de volta após o pagamento de seus impostos têm a chance de conferir se estão na lista dos contemplados. Continue a leitura a seguir e saiba mais detalhes.

Leia mais: Receita Federal libera novo lote do IR 2023 para quem caiu na malha fina

Entenda quem está no lote residual da Receita

Neste lote, um total de 354.509 contribuintes terão motivos para comemorar, pois serão beneficiados com a restituição. Esses sortudos vão compartilhar um valor total de R$ 643,3 milhões.

Para descobrir se a tão aguardada restituição está disponível, é simples: acesse a página da Receita na internet, disponível em www.gov.br/receitafederal, clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

O pagamento desse montante está programado para o dia 31 de outubro, diretamente na conta bancária que você informou no momento da declaração. A boa notícia é que o valor da restituição virá com juros, calculados com base na taxa Selic.

Não recebi, o que fazer?

Mas, caso ocorra algum contratempo e o crédito não seja realizado, não há motivo para se preocupar. O contribuinte tem a opção de reagendar o crédito dos valores de forma rápida e descomplicada pelo Portal BB, acessando este link.

Além disso, é possível ligar para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Composição do lote

Agora, vamos detalhar quem são os sortudos que estão nesse lote residual:

  • Idosos com mais de 80 anos: 6.106 pessoas;
  • Idosos entre 60 e 79 anos: 54.438 indivíduos;
  • Contribuintes com alguma deficiência física, mental ou portadores de doenças graves: 6.491 beneficiários;
  • Aqueles cuja principal fonte de renda provém do magistério: 16.874 contribuintes;
  • Contribuintes que optaram pela Declaração Pré-preenchida ou escolheram receber via Pix: 119.040 pessoas;
  • Contribuintes não classificados como prioritários: 151.560 indivíduos.

Como saber se caiu na malha fina?

Se você está preocupado com a possibilidade de ter caído na temida malha fina, não se preocupe. Você pode fazer uma consulta completa da situação da sua declaração. Para verificar se há alguma pendência, basta conferir o extrato de processamento, que pode ser acessado no e-CAC.

Esse programa informará se existem pendências que possam impedir o pagamento da restituição, ou seja, se você caiu na malha fina. O site também disponibiliza informações sobre o seu status e possíveis incorreções.

Se identificar alguma pendência, saiba que é possível retificar a sua declaração, corrigindo as informações que possam estar equivocadas. Se você tem direito a restituição, o valor será pago nos próximos lotes residuais.

A Receita Federal informou no final de setembro que um total de 1,3 milhão de contribuintes caíram na malha fina.

Esse número representa 3,1% do total de declarações recebidas durante o período de março a setembro, quando a Receita Federal recebeu um impressionante número de 43,5 milhões de declarações referentes ao IRPF de 2023, com base no ano de 2022.

Portanto, é importante estar atento a todas as informações e garantir que sua declaração esteja em ordem.

Leia também: Receita libera compras de “baixo valor” no AliExpress; confira as regras