Ansiedade e aflição: nomofobia aparece quando seu celular está longe e tem tratamento

O celular já virou um membro da família presente na casa de quase todos os brasileiros. Mas para algumas pessoas, ele é tão querido que quando ele está longe, ela pode apresentar alguns sintomas como ansiedade e aflição, em alguns casos, até mesmo ataque de pânico. Saiba que isso não é normal e já possui até nome, trata-se de uma condição chamada de nomofobia, entenda. 

Conheça todos os sintomas da nomofobia | Imagem de Anemone123 por Pixabay

O que é nomofobia? 

Basicamente, é uma condição que é desencadeada no momento que o usuário fica longe do seu aparelho celular. Atualmente, ela ainda não é considerada como um transtorno, já que para isso, é importante que esteja no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, que serve como referência internacional. 

O nome da condição é uma mistura de palavras, até formá-la. Primeiro, o no-mobile que vem do “sem celular” e posteriormente a fobos que vem do grego e significa medo ou fobia. 

Em um livro que fala sobre o assunto, afirma que pessoas com essa condição, ao estarem longe do aparelho celular, podem apresentar até mesmo sintomas físicos como ansiedade, falta de ar, sudorese e ataque de pânico.

Veja também: Cannabis Pode Ser Solução Contra A Dengue, Aponta Estudo Brasileiro

Vários estudos apontam essa condição

O início dos estudos da condição, surgiu de fato no ano de 2008, quando várias pesquisas realizadas no Reino Unido, deram conta que mais de 50% dos usuários de celulares, ao sentirem falta do aparelho, começavam a sentir ansiedade. O mesmo ocorria quando eles ficavam sem internet no celular.

Nos anos seguintes, outros estudos foram realizados e todos confirmaram o que já era esperado. No ano de 2017, a pesquisa foi feita com 145 estudantes de medicina, o resultado chocou a todos. 

Pois foi comprovado que 60% deles tinham nomofobia moderada e mais de 20% tinham a condição em um estado bem grave

O que causa o distúrbio citado?

Há estudos que indicam que quando a pessoa não possui uma inteligência emocional tão boa, isso acaba acontecendo. O que acaba desencadeando “medo ou ansiedade” em relação a objetos ou situações específicas. 

A depender da pessoa, os sintomas vão além, já que elas acreditam que o celular é basicamente uma extensão do próprio corpo, por isso, ficar sem ele, pode causar vários sintomas físicos.

Até o momento, não há de fato um tratamento somente para o distúrbio, todavia, o mais indicado é que se o paciente acredita ter o problema, que procure um profissional especializado, para que o caso consiga ser analisado da maneira correta. 

Veja também: Parece Elogio, Mas Não É ! 6 Frases Que Ofendem Pessoas Com Deficiência