Principalmente no que diz respeito ao Brasil, não é nem um pouco difícil encontrar pessoas que tomam cerveja todo dia, não é mesmo? Essa bebida sem dúvidas está entre as preferidas pelos brasileiros, por diversos motivos.
Ela é refrescante, de custo consideravelmente baixo (a depender da marca) e, principalmente: é ótima para aquele momento de socialização.
Aliás: trata-se de uma das bebidas mais famosas do mundo, mesmo que em outros países as características em relação a consumi-la sejam um pouco diferentes. Há lugares, por exemplo, em que ela não é servida gelada como estamos acostumados.
Sendo tão amada, não é de se espantar que seja consumida diariamente por muitas pessoas. E o que acontece ao corpo humano, por causa dela, irá te surpreender!
Os efeitos de tomar cerveja todo dia
O que acontece com o corpo de quem bebe cerveja todos os dias, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não é nada negativo.
Desde que, claro, o consumo seja feito com moderação. Não há nada demais em tomar uma lata por dia, por exemplo.
Até mesmo a famosa “barriguinha de cerveja” é um mito que caiu por terra, de acordo com os pesquisadores da Universidade de Copenhague, que analisaram mais de 40 estudos sobre o assunto e chegaram à conclusão de que o consumo controlado de cerveja em nada influencia no ganho de peso.
Estima-se que cada pessoa possa beber aproximadamente 4 litros desta bebida toda semana, sem notar alterações na balança.
Uma equipe da Universidade Estadual da Pensilvânia também chegou a uma conclusão similar: bebendo uma cerveja todo dia, uma pessoa consegue manter a saúde arterial em dia, uma vez que não terá seu colesterol alterado.
O segredo está no equilíbrio.
Veja também: ALÔ BALANÇA! O que engorda mais CERVEJA ou REFRIGERANTE
Cuidado nos acompanhamentos
Quando consumida sem exageros, a cerveja é favorável até mesmo para a saúde dos atletas, que podem utilizá-la para hidratação e para obter benefícios como:
- Neutralização de problemas vasculares;
- Controle da pressão sanguínea;
- Prevenção do envelhecimento das células.
É importante frisar, porém, que embora seja possível tomar cerveja todo dia sem afetar a saúde, é preciso prestar muita atenção aos acompanhamentos que são utilizados enquanto a bebida é consumida.
Principalmente no Brasil, é comum o consumo de cerveja acompanhado de petiscos conhecidos como gordurosos. E, quando consumidos além da quantidade ideal, eles podem deixar qualquer pessoa menos saudável.
Alguns exemplos de acompanhamentos que os brasileiros adoram ter por perto na hora de beber uma gelada são:
- Salame;
- Pasteizinhos;
- Batata frita;
- Torresmo;
- Iscas de peixe.
A cerveja é uma bebida cuja fama positiva não vem de hoje: egípcios e sumérios já a utilizavam, até mesmo como medicamento. E sua importância com o passar dos séculos só cresceu.
Caso seja consumida todo dia sem nenhuma moderação, porém, inclusive em relação aos seus acompanhamentos, ela de fato pode causar males.
Veja também: Alimentos PROIBIDOS para quem tem pressão alta; veja a lista