Como o governo brasileiros quer ACABAR com os roubos de celular

Nos últimos anos os celulares têm sido um dos alvos dos criminosos. Dos modelos mais simples aos mais caros — sempre existem alguém disposto a roubá-lo. Entretanto, tudo indica que os dias para essas práticas estão contados. O Governo Federal em parceria com a Anatel estão lançando uma plataforma que irá reduzir os índices de furtos e roubos de dispositivos celular. Entenda como funciona e a previsão de lançamento.

Celular
Como o governo brasileiros quer ACABAR com os roubos de celular | Foto: Jeane de Oliveira / noticiadamanha.com.br

Criminosos estão com os dias contados

Os criminosos estão com os dias contados — o Governo Federal em parceria com a Anatel e Febraban. Estão planejando o lançamento ainda neste mês de outubro de uma plataforma totalmente segura que visa reduzir bastante os índices de furtos e roubos de celulares. O nome do projeto é “Celular Seguro”.

O intuito é que os ladrões pensem duas vezes antes de realizar a ação. Esta plataforma irá ser acessada através do site oficial do Governo Federal — isto é, o login de acesso. Então, os usuários irão cadastrar seus dispositivos na plataforma, podendo dar acesso para outras pessoas de confiança.

Caso haja o furto ou roubo do dispositivo, o titular ou alguém autorizado irá entrar na plataforma e realizar o bloqueio do celular. A fim bloqueá-lo para evitar que os criminosos tenham acesso a dados sensíveis e importantes.

É necessário ter uma conta do Governo Federal, a fim de conseguir obter todos os benefícios da plataforma. Portanto — a ideia da plataforma é basicamente: realizar o bloqueio imediato do aparelho logo após o crime e evitar que dados sensíveis e importantes sejam vazados.

Leia mais: GRANDE ERRO! Todo mundo coloca estes 4 materiais no micro-ondas

Parcerias importantes

Por mais que já sejam fortes parcerias, tudo indica que essa relação ficará muito mais permanente. Ricardo Capelli, que atua como secretário executivo do Ministério da Justiça — revelou informações importantes sobre novas parcerias.

O Governo brasileiro está em negociações com o Google e Meta — a fim de implementar na plataforma do Governo outros tipos de bloqueios para o dispositivo.

A fim de ocorrer o bloqueio não somente das contas bancárias como das redes sociais e do próprio dispositivo Android. A fim de até mesmo o sistema operacional deixar de funcionar em caso de roubo ou furto do aparelho.

Os responsáveis pelo projeto afirmam que o intuito é desestimular o roubo do aparelho. Haja vista que o ladrão irá pensar duas vezes antes de furtar ou roubar algo. Principalmente quando a parceria com o Google/Meta forem firmados. Já que ao zerar o aparelho — o mesmo terá somente um pedaço de metal em suas mãos.

Leia mais: Indenização de R$ 15 MIL do Auxílio Brasil: como receber?