No Brasil, milhões de pessoas são seguradas da Previdência Social, algumas recebem o valor mínimo e outras o valor máximo do piso repassado pelo INSS. Mas em meio a tudo isso, há algo em comum: a realização de empréstimos consignados. Todavia, a partir do dia 12, uma ferramenta será adicionada ao aplicativo Meu INSS e irá mudar a maneira como os beneficiários realizam operações de crédito, entenda o motivo.
O que deve mudar na vida deles?
Um dos principais pilares da atualidade, é a transparência, mas infelizmente não são todas as áreas que possuem. Mas agora, os bancos serão obrigados a informar todas as taxas de juros diretamente no aplicativo do Meu INSS.
A ferramenta estará disponível a partir do dia 12, será uma importante funcionalidade que irá abranger os aposentados, pensionistas e quem recebe por exemplo, o BPC. Basicamente, todos os tributos relacionados a operações de crédito, seja cartões ou empréstimos, devem aparecer no aplicativo.
Isso irá ajudar que os brasileiros tomem decisões financeiras com mais respaldo, além de conseguir escolher com consciência qual a melhor instituição financeira, baseado nas taxas cobradas.
Veja também: Tem Gente Ganhando R$ 1 MIL Por Mês Apenas Fazendo Isso
Como realizar a consulta?
Para realizar a consulta, basta que o segurado realize o download do aplicativo do Meu INSS. Feito isso, eles terão as informações na seção “extrato de empréstimos” e em “instituições e taxas”. As principais informações que serão fornecidas, são:
- Taxas de juros cobradas por mês e por ano;
- Quando haverá o desconto da primeira parcela;
- Custo Efetivo Total por mês e por ano;
- Valor original que deve ser pago, isso é bastante usado em casos de portabilidade;
- Impostos cobrados.
Além do que foi informado, também será possível ver os números do Serviço de Atendimento ao Consumidor e a Central de Atendimento ao Consumidor. Ou seja, qualquer dúvida que o segurado tiver, basta entrar em contato.
Redução de juros
Há dois meses, o Governo aprovou uma lei onde obrigava os bancos e instituições financeiras a realizarem a redução dos juros cobrados na modalidade de empréstimos que o desconto é feito diretamente na folha e para cartões de crédito consignados.
Para os empréstimos, os juros passaram de 1,97% para 1,91%, já para os cartões de crédito, passaram de 2,89% para 2,83%. Lembrando que o índice citado, é a taxa máxima de juros que pode ser cobrada.
Isto é, os bancos não podem cobrar taxas superiores ao citado. Para os brasileiros, é uma grande vitória, que protege os segurados do INSS contra as taxas abusivas de juros.
Veja também: Recurso GRÁTIS Revela Se Seu CPF Tem Irregularidades