A Meta, responsável pelo WhatsApp, emitiu um comunicado recente que trouxe grandes repercussões para seus usuários em todo o mundo. Atualmente, a empresa também é a proprietária do Facebook e de outros aplicativos populares, como Instagram e, o mais recente, Threads.
O comunicado aborda a questão da cobrança pelo uso do Whatsapp. Mas será que a empresa vai começar a cobrar pelo uso do aplicativo WhatsApp?
A seguir, continue lendo e saiba se o aplicativo vai passar cobrar pelo uso do serviço de mensagens.
Whatsapp vai ser cobrado para os usuários? Entenda
Usuários de WhatsApp na União Europeia podem estar prestes a enfrentar custos pela utilização do serviço, e a tendência pode se expandir globalmente.
Em comunicado, a Meta revela que está considerando a possibilidade de começar a cobrar os usuários pelos serviços do WhatsApp. No momento, esta mudança deverá impactar, principalmente, os usuários europeus.
A motivação por trás desta mudança é a inclusão de anúncios no aplicativo de mensagens. Estes anúncios seriam exibidos na tela, enquanto os usuários fazem uso do aplicativo.
Para remover estes anúncios e melhorar a experiência do usuário, a empresa planeja implementar uma taxa mensal.
Esta mudança impactante pode fazer com que o WhatsApp se assemelhe a outras plataformas, uma vez que, até então, era este era um aplicativo de mensagens completamente livre de anúncios e cobrança de qualquer taxa de utilização.
Valores estão em discussão
Até agora, os valores discutidos são de $14 por mês, para quem tem interesse de fazer uso somente em dispositivos móveis, como celulares.
Para usuários que utilizam o aplicativo de mensagens em smartphones e computadores, o chamado WhatsApp Web, a cobrança seria de $17 por mês.
Convertendo estes valores das taxas em dólar para a moeda brasileira, no câmbio de hoje, o valor chega a quase R$ 70.
Considerando que, até o momento, não era necessário pagar qualquer tipo de taxa para utilização do aplicativo de mensagens, este valor pode afastar muitos usuários do WhatsApp, promovendo uma migração para outros apps disponíveis.
Vale ressaltar que esta proposta ainda está em fase de análise. Além disso, até o momento, se aplica exclusivamente aos países da União Europeia, e não está claro se esta iniciativa será expandida para outros países.
A União Europeia também vai realizar avaliações para garantir que esta mudança não viole as leis de privacidade vigentes.
Leia mais: WhatsApp: NINGUÉM verá suas mensagens se fizer isto
Aplicativo de mensagens anuncia novas funcionalidades
A possível cobrança não foi a única informação que chamou atenção dos usuários do aplicativo. Recentemente, o WhatsApp apresentou novas funcionalidades, destinadas a atrair novos usuários e fidelizar os já existentes.
Entre as novidades está a possibilidade de novos membros de grupos de chat visualizarem mensagens enviadas nas 24 horas anteriores à sua entrada no grupo.
Esta opção tem como objetivo facilitar a integração de novos usuários em grupos já estabelecidos. Outra inovação, anunciada nos últimos dias, é a reformulação da interface das atualizações de “status” do aplicativo, que se assemelham aos Stories do Instagram.
Leia mais: Por que ninguém usa? FUNÇÕES incríveis e desconhecidas do WhatsApp