O WhatsApp já é o aplicativo mais utilizado do mundo, sobretudo, para troca de mensagens entre pessoas, com milhares de usuários em todo o globo, o mensageiro também tornou-se o ambiente perfeito para criminosos aplicarem certos golpes e realizarem spam em massa. Por conta disso, vários usuários relatam que recebem mensagens de números estranhos, saiba o motivo e o que fazer.
O que são estes números?
Na maioria das vezes, são números estrangeiros que enviam mensagens para os usuários. O curioso, é que embora o número seja de outro país, a mensagem está em português. Então, só por isso já é possível desconfiar. Na maioria das vezes, é oferecendo propostas tentadoras.
Alguns mais ousados, até tentam ligar para as vítimas. Mas a “cara” do golpe sempre é a mesma, a oferta de emprego presencial ou então online, para que a pessoa consiga ganhar bastante dinheiro apenas trabalhando em casa.
Os criminosos utilizam os números estrangeiros pois fica quase impossível identificar quem é o titular da conta de fato. Além disso, os números são comprados de modo avulso e na maioria das vezes, só servem para receber o código de verificação do WhatsApp e somem.
Veja também: WhatsApp: Veja Como Ter Uma Conta Sem Precisar De Chip De Celular
O que fazer ao receber uma mensagem dessas?
A primeira ação que o usuário deve ter, é jamais clicar em link algum que ele mandar, pois o link pode ser malicioso e acabar infectando o dispositivo do usuário e até mesmo clonando a conta. Feito isso, realize a denúncia do usuário, para evitar que ele entre em contato com mais pessoas. Para isso, siga o passo a passo:
- Dentro da conversa, clique nos 3 pontinhos;
- Após isso em “mais” e por fim em “denunciar”;
- Caso deseje, prossiga com o bloqueio e a limpeza das conversas enviadas.
Em alguns casos, os criminosos realizam até mesmo ameaças à vida das vítimas, quando isso acontecer, o indicado é registrar um boletim de ocorrência, para se prevenir de episódios futuros.
Como proteger os dados?
Há várias maneiras para isso, o usuário pode optar por limitar quem pode ver a foto de perfil, pois ao ter acesso a ela, os golpistas podem usá-la para tentar aplicar golpes em familiares.
Outro ponto importante, é não permitir que terceiros te adicionem em grupos do WhatsApp, apenas quem está na lista de contatos. Por fim, limitar quem pode ver o “online” e o “visto por último”.
Seguindo essas dicas e evitando clicar em links suspeitos, a chance de ocorrer algum problema diminui bastante.
Veja também: TikTok: Veja O Botão Secreto Para Monitorar O Que Seu Filho Vê