Com o advento da tecnologia, tornou-se bastante comum efetuar compras diretamente pela internet, além de conveniente, é possível ter acesso a um vasto catálogo de produtos sem precisar sair de casa. Todavia, também há um lado negativo em tudo isso: problemas que podem ocorrer entre as duas pontas do processo, isto é, a empresa e a casa do cliente. E por isso, há momentos em que eles acabam não recebendo o produto, saiba o que fazer quando isso acontece.
O que fazer quando um produto não chegar até a casa do cliente?
Quando o cliente efetua uma compra, mas não recebe o produto, é necessário que ele entre de imediato em contato com a empresa, seja ela a responsável pela venda ou pela entrega do produto, relatando tudo que aconteceu. Lembrando que orienta-se sempre guardar todos os comprovantes, códigos de rastreio e protocolos de atendimentos.
Mas caso a empresa não consiga ou não queira resolver o problema, a solução será entrar em contato com o Procon local, já que o Código de Defesa do Consumidor afirma, que o consumidor poderá:
- Solicitar a entrega imediata do item;
- A troca por outro equivalente;
- O cancelamento da compra e a devolução do dinheiro, incluindo o frete;
- Abatimento proporcional do valor pago.
E em casos mais extremos, quando o consumidor foi prejudicado ou sofreu algum prejuízo pela demora, é possível solicitar até mesmo danos morais e materiais.
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Como evitar ter problemas com compras feitas pela internet?
Embora seja algo tão comum atualmente, ainda é normal que pessoas tenham dúvidas de como se protegerem em compras realizadas pela internet, vale lembrar que não é uma tarefa tão simples, já que os golpistas a cada dia que se passa, acabam se especializando cada vez mais.
Todavia, algumas atitudes podem ajudar o usuário a não ter maiores problemas durante a realização das compras, como:
- Pesquisando sobre a empresa e processos e reclamações que ela sofreu anteriormente;
- Desconfiando de certas ofertas que são vantajosas além do limite;
- Veja se o site possui certificado de segurança;
- Leia todas as informações do produto, principalmente inerente ao prazo de entrega.
Lembrando que em produtos internacionais, a probabilidade do prazo ultrapassar até mesmo 45 dias é bem grande, por isso, como salientado, antes de efetuar a compra, é importante se atentar sobre as informações em relação a origem do produto. Se é nacional ou internacional. Caso seja internacional, a orientação é só comprar caso haja tempo para esperar, caso seja algo urgente, nem adianta comprar, pois dificilmente chegará em poucos dias.
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