Outubro já está começando e a Black Friday está cada vez mais perto. Este ano, a data acontece em 24 de novembro, e promete ser um excelente momento para fazer compras online triviais, como alimentos, produtos de higiene ou artigos para bebês, mas a data também pode ser ideal para investir em um novo eletrodoméstico ou até em um aparelho de celular mais moderno.
Independente do tamanho da compra, a Black Friday costuma ser um sucesso para as marcas que oferecem descontos nesta época. E, à medida que a Black Friday se aproxima, o Google apresenta uma ferramenta que promete simplificar a jornada de compra dos consumidores na plataforma. A seguir, continue lendo para conferir todos os detalhes sobre esta novidade.
Google anuncia novidades para Black Friday de 2023
Para auxiliar os consumidores na preparação para a Black Friday, o Google anunciou na última quinta-feira (28) um novo recurso. A novidade tem como objetivo identificar produtos com frete e devolução gratuitos, assim como entrega rápida. Esta inovação é a aposta da plataforma para a próxima temporada de promoções, que acontece em novembro.
Conforme informações fornecidas pelo próprio gigante da tecnologia, a ideia é disponibilizar a ferramenta no Google Shopping para as empresas. As marcas devem aderir a esta opção, que será denominada “Anotações de Frete”, para que seus produtos se tornem visíveis aos compradores.
Após a adesão dos comerciantes a essa funcionalidade, os produtos serão exibidos com as promoções no Google Merchant Center. Também será possível incluir informações adicionais sobre os itens, assim como detalhes sobre frete, devolução e outros aspectos relevantes.
Gigante da Tecnologia ainda não divulgou parceiros
Embora ainda não tenham sido divulgados os parceiros que utilizarão esse recurso, é notório que ele a funcionalidade estará disponível tanto para pequenos quanto para grandes varejistas. A expectativa é que, até a Black Friday, os consumidores possam aproveitar estas melhorias para simplificar o processo de compra.
Assim, todos os produtos que participarem desta iniciativa serão identificados por meio de uma etiqueta na imagem, destacando as condições de frete diferenciadas.
Leia Mais: Google colocará IA disponível no YouTube e no Drive
Recurso já está em uso em outros países
Apesar de ser considerada uma novidade no mercado brasileiro, o Google já implementou a “Anotação de Frete” em outros países. De acordo com informações da própria empresa, esta iniciativa resultou em um aumento de 10% no interesse dos consumidores.
Segundo Rodrigo Paoletti, líder de produtos de performance do Google Brasil, “para o consumidor, as informações sobre frete são apresentadas de forma mais visual e simplificada, facilitando a escolha entre os produtos disponíveis no Google Shopping”.
Para a Black Friday deste ano, a expectativa é de que 2 a cada 3 pessoas façam compras. Portanto, de acordo com o próprio Google, a maioria daqueles que planejam investir em itens mais caros, como eletrônicos, eletrodomésticos e celulares, já está iniciando sua pesquisa sobre os produtos com um mês de antecedência. Estes dados são provenientes de uma pesquisa conduzida pelo Google em julho deste ano.
Leia Mais: Guia para encontrar qualquer restaurante pelo Google Maps; aprenda