Em uma nova tentativa de solucionar o infindável problema do número de segurados na fila por benefícios concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o instituto está se mobilizando para acelerar a concessão de auxílios para uma determinada categoria de segurados através de uma forma mais direta e prática: uma ligação telefônica. Descubra, a seguir, qual categoria de segurado deve receber uma chamada de um funcionário da Previdência em breve.
INSS vai te ligar
Em uma nova iniciativa para diminuir expressivamente o número de segurados na fila pelo benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a autarquia está se mobilizando para acelerar a concessão de auxílios para uma determinada categoria de segurados.
Com um número considerável de 1,1 milhão de pessoas atualmente na fila aguardando atendimento para o benefício, o INSS está buscando maneiras inovadoras de atender à demanda. Continue a leitura, logo abaixo, e saiba quais segurados poderão ser beneficiados.
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Novas medidas do INSS para reduzir filas de espera
Para isso, foi lançada a Atestmed, uma ferramenta que permite ao segurado obter o benefício em um prazo máximo de 180 dias. Caso o benefício seja negado, o segurado tem um prazo de 15 dias para reaplicar.
Documentações para pedir benefício
A documentação necessária para a concessão do auxílio deve ser enviada através de canais remotos, como o aplicativo Meu INSS ou a Central de Atendimento 135. Em situações onde os requisitos não são atendidos ou o período de repouso necessário excede 180 dias, uma perícia médica presencial pode ser agendada.
O governo está determinado a reduzir o número de pedidos pendentes e ter o tempo de espera dentro do prazo legal de 45 dias até dezembro. Uma estratégia que pode surpreender muitos cidadãos, considerando a dimensão do desafio.
Quem vai receber a ligação do INSS?
E como parte dessa estratégia, o INSS tomou uma medida inédita: começará a ligar para os segurados que estão esperando pelo benefício de incapacidade temporária há mais de 45 dias. O número (11) 2135-0135 aparecerá no identificador de chamadas quando o INSS ligar para remarcar ou confirmar o agendamento de uma perícia médica e/ou avaliação social. É importante frisar que o INSS não solicita informações pessoais ou documentos por telefone.
O INSS também está oferecendo aos segurados a opção de escolher o procedimento documental se a perícia médica presencial estiver agendada para mais de 30 dias após a data de solicitação. Benefícios que requerem perícias médicas externas ou são resultado de decisões judiciais também podem ser concedidos através da análise de documentos.
*Com informações da Agência Brasil
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