Em uma resposta rápida e necessária às intensas chuvas que devastaram 79 cidades na Região Sul, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) tomou uma ação decisiva ao liberar, na última segunda-feira (25), para mais de 706 mil aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios e benefícios assistenciais, seus pagamentos de setembro de forma antecipada. Continue a leitura, a seguir e saiba quais cidades estão sendo beneficiadas pelo auxílio liberado antecipadamente.
Benefício em boa hora
Na última segunda-feira (25), mais de 706 mil aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS e de benefícios assistenciais na Região Sul começaram a receber antecipadamente o pagamento de setembro. Essa ação se aplica exclusivamente aos residentes nas 79 cidades que foram afetadas pelas intensas chuvas no começo do mês.
Continue a leitura, logo abaixo, para entender quais municípios estão recebendo os auxílios financeiros na última semana de setembro.
Leia mais: Por que o INSS não me ligou? Rodada de contatos já começou
Auxílio extra é pago nesta semana
Além disso, esses segurados podem solicitar uma parcela extra do benefício no banco onde normalmente recebem o pagamento. Esta parcela é dividida em 36 vezes sem juros e correção monetária, começando a partir do terceiro mês após a opção. Vale destacar que, quando a opção do benefício extra é feita, a análise é concluída em 5 dias úteis. Em alguns casos, o valor é liberado imediatamente, se houver disponibilidade de fundos.
Para os benefícios cujo término esteja previsto para ocorrer antes da 36ª parcela, a quantidade será ajustada para permitir a quitação total.
Entenda as medidas em vigor
- O pagamento antecipado para todos os benefícios previdenciários e assistenciais, para o primeiro dia útil do calendário. Ou seja, todos os segurados receberam na última segunda-feira (25), independentemente do final do benefício e de ser maior ou até o salário mínimo.
- Repasse dos benefícios de prestação continuada previdenciária e assistencial pelo período que durar o estado de calamidade (180 dias);
- Disponibilização, de acordo com a opção do beneficiário, de valor equivalente a uma renda mensal do devido benefício, com exceção de casos referentes a benefícios temporários;
- Prioridade no atendimento, análise e conclusão dos pedidos de concessão inicial de benefícios previdenciários e assistenciais para os beneficiários dos municípios em estado de calamidade pública, mesmo que solicitados em outros municípios (confira, logo abaixo, a lista das cidades que receberão o auxílio).
Municípios em estado de calamidade pública:
- Água Santa
- André da Rocha
- Arroio do Meio
- Bento Gonçalves
- Boa Vista das Missões
- Boa Vista do Buricá
- Bom Jesus
- Bom Retiro do Sul
- Cachoeira do Sul
- Cachoeirinha
- Camargo
- Campestre da Serra
- Candelária
- Carlos Barbosa
- Casca
- Caxias do Sul
- Chapada
- Charqueadas
- Ciríaco
- Colinas
- Coqueiros do Sul
- Cotiporã
- Cruz Alta
- Cruzeiro do Sul
- David Canabarro
- Erechim
- Encantado
- Estação
- Estrela
- Espumoso
- Eugênio de Castro
- Farroupilha
- Getúlio Vargas
- Ibiraiaras
- Imigrantes
- Ipê
- Itapuca
- Jacuizinho
- Jaguarí
- Lagoão
- Lajeado
- Lajeado do Bugre
- Marau
- Mato Castelhano
- Montauri
- Montenegro
- Muliterno
- Muçum
- Nova Araçá
- Nova Bassano
- Nova Roma do Sul
- Novo Hamburgo
- Palmeiras das Missões
- Panambi
- Paraí
- Passo Fundo
- Protásio Alves
- Roca Sales
- Sagrada Família
- Santo Ângelo
- Santo Antônio do Palma
- Santo Cristo
- Santo Expedito do Sul
- Sapiranga
- Sarandi
- Sede Nova
- Serafina Corrêa
- Sertão
- São Domingos do Sul
- São Jorge
- São Jerônimo
- São Nicolau
- São Sebastião do Caí
- Taquari
- Vacaria
- Vanini
- Santa Maria
- Santa Tereza
- Coxilha
Leia também: Quando seu pagamento do INSS cai na conta? Tem novidade NESTA semana