INSS acaba de anunciar uma excelente notícia para mais de 1 milhão de brasileiros, a saber, aqueles que estão esperando perícia médica para receberem benefícios que são administrados pela autarquia. O prazo “legal” para que após a solicitação do benefício seja feita a perícia, é de até 45 anos, para que até dezembro, o prazo fique dentro dos parâmetros ideal, um mutirão de antecipações será feito, entenda como deve funcionar.
Quando a antecipação irá começar?
A autarquia deu início ao processo no último dia 25, com isso, ela começou a ligar para os segurados que estão na fila de espera para receberem alguns auxílios, como o de incapacidade temporária, que também é conhecido pelo seu antigo nome, isto é, o auxílio-doença.
Lembrando que o alvo nesta primeira etapa, são os segurados que estão na fila há mais de 45 dias, por isso, será antecipado o procedimento deles, por intermédio do Atestmed. Lembrando que é o próprio INSS que irá ligar para cada pessoa e confirmar os dados.
Em nota publicada, a autarquia afirmou que o número que irá ligar será o (11) 2135-0135. O intuito da ligação será para antecipar a perícia ou avaliação social e em alguns casos, apenas confirmar a data.
Veja também: PISO 2024: Veja Quanto Será O Valor Do Salário-Mínimo Para Daqui 3 Meses
Cuidado com os golpes
O número citado não recebe mensagens ou possui WhatsApp, portanto, ele apenas liga para os segurados que estão aguardando. Mas todo cuidado é pouco, já que criminosos podem se aproveitar dessa informação e tentar aplicar golpes, então, na dúvida, desconfie.
Para ter certeza que é da própria autarquia que está ligando, verifique bem o número que está na tela. Caso a dúvida persista, ligue para a central 135, lembrando que o número do SMS que é enviado pelo INSS é o 28041. Qualquer número que não seja um dos citados, não caia, é golpe.
Além disso, o INSS não entra em contato com a finalidade de solicitar dados de documentos, fotos ou maneiras alternativas de comprovar a biometria facial. Muito menos pedindo senha de contas bancárias. Ele irá entrar em contato apenas para antecipar, confirmar ou remarcar agendamentos.
Fila do INSS está lotada
A iniciativa citada é para diminuir a fila atual do INSS, que conta com mais de 1,1 milhão de segurados esperando a perícia médica. Sendo que são:
- 627 mil pessoas estão esperando a perícia inicial;
- 250 mil pessoas estão esperando avaliações de exames para conseguir o BPC;
- 300 mil pessoas estão esperando outros tipos de perícias.
Portanto, caso você tenha solicitado algum dos benefícios citados na matéria, aguarde com atenção, pois nos próximos dias é provável que a autarquia entre em contato com mais informações.
Veja também: 10 MOEDAS Comuns DE 1 REAL Que Valem Mais De R$ 109 Cada Uma