Já faz algumas semanas que dezenas de estados estão sendo afetados pelas altas temperaturas no Brasil. Oriundas de pancadas extremas de calor — a condição está afetando diversas cidades e em alguns distritos as ondas de calor acabam superando os 40 graus Celsius. O Inmet — alertou os brasileiros acerca dos altos riscos de continuidade destes períodos de alto calor no Brasil.
Ondas de calor são ‘permanentes’ no Brasil
Nesta última sexta-feira, 22, o Inmet divulgou o grande perigo acerca dos riscos de altas temperaturas em mais de 11 estados do Brasil. Este alerta irá se estender até a próxima terça-feira, 26.
O calor fora do comum no Brasil começou neste último dia 17 — e tudo indica que irá atingir outras dezenas de estados. Lembrando que em algumas localidades — as marcas podem chegar aos 43°C.
O alerta dado pela instituição é válido até às 18h desta próxima terça-feira, 26. O fenômeno é conhecido pelas altas temperaturas de maneira atípica — o que pode acarretar em acidentes e até mesmo proporcionar riscos à integridade física e vida humana.
Os elevados índices de temperatura possuem causa diretamente relacionada com o efeito estufa e emissão de gases na atmosfera — acarretando em eventos climáticos atípicos e de extrema elevação.
Estados afetados:
- Minas Gerais
- Pará
- ParanáBahia
- Distrito Federal
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Rio de Janeiro
- São Paulo
- Tocantins
Leia mais: Truque caseiro revela VERDADE INCÔMODA: seu azeite é FALSO
Cuidados básicos
Os altos índices de calor devem ser levados em consideração. Os brasileiros precisam tomar alguns cuidados básicos a fim de não serem atingidos pelas altas temperaturas do ar e até mesmo da atmosfera.
Com isso — os altos riscos de desidratação são constantes. É recomendado que os brasileiros — principalmente que trabalham “no sol” se hidratem constantemente.
Ingerindo bastante água e água de coco durante as horas vagas para evitar a desidratação. Além disso, é recomendado que as pessoas evitem atividades físicas de alta intensidade, a fim de evitar ainda mais os riscos de desidratação.
Por fim — é recomendado hidratar a pele e procurar ambientes cujo o ar esteja mais puro e limpo. Além disso, é importante estar sempre que possível em áreas e ambientes cujo as temperaturas são mais baixas. Debaixo de sombras e de preferência em ambientes com ar-condicionado.
Por mais que a maioria dos brasileiros não estejam atentos aos problemas de pele e hidratação, todos os dias milhares de pessoas são encaminhadas até hospitais da região em razão de casos do tipo, na qual o calor intenso acarretam em sérios problemas de saúde. Todo cuidado é pouco.
Leia mais: Como resolver o esgotamento mental no trabalho? Dicas de especialista