Conhecido como a plataforma de mensagens mais baixada no mundo, o WhatsApp busca, através de suas atualizações, melhorar a experiência dos seus mais fiéis usuários. Contudo, nem toda mudança vem por vontade própria, como foi o caso das exigências vindas diretamente da União Europeia e que já devem ser percebidas por alguns aparelhos com o aplicativo instalado. Saiba mais detalhes sobre o que está mudando, a seguir.
Mudança de impacto mundial
O WhatsApp é um dos aplicativos mais famosos do mundo, oferecendo uma ampla gama de serviços inovadores para seus usuários. Além de trocar mensagens, o app permite o compartilhamento de fotos, vídeos e até mesmo chamadas de voz, desde que haja uma conexão ativa com a internet.
Recentemente, foi anunciado que o WhatsApp passará por uma transformação radical que terá um impacto significativo na forma como o utilizamos. Continue a leitura, logo a seguir, e saiba mais sobre o que deve mudar a nível mundial na plataforma da Meta.
Leia mais: Como não ser vítima do WhatsApp clonado? Veja as dicas
União Europeia enquadra o WhatsApp
A mudança de impacto que já está para acontecer, ocorre devido à necessidade do aplicativo de mensagens em se adequar à Lei de Mercados Digitais (DMA) da União Europeia, a qual exige que o WhatsApp seja capaz de se comunicar com outros aplicativos de mensagens, como o Telegram, por exemplo.
Em sua versão mais recente para Android, especificamente na versão 2.23.19.8, os usuários notaram a presença de uma nova tela chamada “Third-party chats”. Essa mudança permitirá que o aplicativo se torne, enfim, compatível com diversas outras plataformas, através das mensagens protegidas por criptografia.
App tem prazo para abandonar ‘gatekeeper’
Essa decisão foi tomada após o WhatsApp ser classificado como um “gatekeeper”. A Comissão Europeia confirmou que a Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, se enquadra nessa definição, ou seja, o aplicativo não permite a integração de aplicativos de mensagens de terceiros em sua plataforma. A lei estabelece que o WhatsApp se torne interoperável até março de 2024.
Objetivos da DMA
A Diretiva de Mercados Digitais (DMA) tem como objetivo principal evitar que empresas dominantes, conhecidas como “gatekeepers”, imponham condições injustas e garantir que serviços digitais essenciais permaneçam abertos e acessíveis a todos.
Uma das medidas importantes dessa diretiva é a exigência de que aplicativos de mensagens sejam capazes de funcionar entre si. Com a alteração imposta, é esperado que o WhatsApp comece a receber e permitir o compartilhamento de mensagens ou mídia em outras plataformas de mensagens.
Leia também: Nova ferramenta do WhatsApp já está disponível no app