Ser inteligente e possuir capacidades intelectuais notáveis nem sempre é resultado de sorte e talento. Na verdade, muito ao contrário disso, geralmente, os cérebros de destaque por aí só chegam a níveis extraordinários de capacidade com muito exercício.
Por isso, é importante derrubar o mito de que os gênios já nascem assim. Mais do que isso, é preciso que saibamos que habilidades de ponta podem ser desenvolvidas por qualquer um, visto que a ideia é esta mesmo: desenvolver capacidades e conhecimentos.
Para tanto, existem hábitos, ou melhor, exercícios que servem como etapas para alcançar a excelência e boa atividade do nosso cérebro.
Pensando nisso, separamos uma lista com estas práticas que podem te levar não só a inteligência, como também ajudar a prevenir doenças relacionadas ao cérebro, como Alzheimer e outras doenças degenerativas.
Sendo assim, veja o que você pode fazer para melhorar o seu desempenho e evitar ocorrência destas doenças.
Hábitos e predisposições genéticas
Antes de mais nada, é importante ressaltar que capacidades intelectuais e também doenças acometidas no que podemos entender como mente, são explicadas pelo seu histórico, visto que não acontecem do nada, é claro.
Sendo assim, como histórico, podemos entender dois aspectos influenciadores: os hábitos de vida que você leva e as predisposições genéticas. Dessa forma, em maior ou menor grau, os reflexos podem ser múltiplos e variáveis de pessoa por pessoa mas, com certeza, gera resultados.
Por isso, é preciso que se entenda que predisposições genéticas não são determinações, ou seja, você pode driblá-las com seus hábitos ou, até mesmo, acelerar o processo, seja ele positivo ou não.
Ou seja, se você tem predisposição em desenvolver conhecimentos lógicos, por exemplo, a depender das suas práticas, a habilidade pode, ou não ser desenvolvida, visto que a predisposição funciona, na verdade, como facilitadora do processo.
Por outro lado, há também predisposições à doenças sérias que, novamente, podem acometer, ou não o ser humano, a depender das práticas ao longo da vida. É claro que em alguns casos isso pode ser inevitável, mas é fato que você pode atenuar sintomas quando eles chegarem ou, até mesmo, postergar ou adiantar o acometimento dessas doenças.
Veja também: Carro vai e volta da praia SEM ABASTECER! 1 mil km de autonomia
Exercícios que te ajudarão a ter um cérebro saudável
Como dito, há práticas que, se seguidas ao longo da vida, funcionam como verdadeiras aliadas para desenvolver suas capacidades e habilidades intelectuais, bem como evitar ou adiar o acometimento das doenças degenerativas.
Veja quais são elas e veja que não tem segredo.
Leitura
Em primeiro lugar, seja para melhorar capacidades intelectuais, seja para prevenir as doenças da mente, a leitura é um aliado importante nestes processos.
Sendo assim, faça dela um hábito e não se prenda apenas à temas comuns a você, mas explore muitos novos e ideias diferentes.
Jogos interativos e de lógica
Desafie o seu cérebro e suas capacidades! Você pode fazer isso por meio de jogos que estimulem a memória e a capacidade de decisão.
Aprender coisas novas
Sair da rotina pode ser desafiador e, por isso, muito estimulante para nosso cérebro. Manter a mente ativa é uma arma importante contra a morte de neurônios.
Por isso, faça o que você sempre pensou em fazer, seja aprendendo uma nova língua, um novo instrumento, uma nova habilidade… as possibilidades são imensas.
Veja também: Poder está com ELAS! As mulheres mais poderosas do Brasil