A Campanha Setembro Amarelo foi criada no ano de 2014, através de uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), junto com uma parceria com o Conselho Federal de Medicina. Lembrando que o objetivo é chamar atenção para a prevenção contra suicídios.
O dia 10 de setembro é oficialmente conhecido como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, no entanto essa campanha acontece durante o ano todo. Esse índice de suicídios é de aproximadamente 12 mil todos os anos aqui no Brasil e cerca de mais de 1 milhão ao redor do mundo, conforme as informações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Acompanhe na leitura abaixo as principais profissões que mais causam depressão e que, na maioria das vezes, acarreta casos mais graves.
A depressão e o trabalho (mês amarelo)
É normal ter alguns fatores dentro do ambiente de trabalho que pode gerar um estresse no funcionário e as vezes ele nem tem ciência disso, que pode afetar a qualidade de vida e começar a causar doenças. Como por exemplo, uma rotina exaustiva, pressão para ter excelentes resultados.
Conforme as informações da OMS, a depressão está em 2º lugar entre as principais causas de incapacidade para o trabalho no mundo. Esse estresse ocupacional é muito causado pelo ritmo frenético que nós temos hoje, principalmente no ambiente do trabalho. A cobrança excessiva de metas e também de conflitos que existem no próprio mundo do trabalho que trazem implicações no estresse ocupacional.
Como posso identificar a depressão no trabalho?
O primeiro passo de todos conseguir identificar a diferença e tristeza da depressão, pois a tristeza é apenas um estado momentâneo, já a depressão é psicopatologia que leva as pessoas a viver em um estado constante de desconforto e angústia. Ou seja, é uma doença grave e que precisa ser diagnosticada por um profissional.
São de diversas maneiras que a depressão pode se manifestar na vida de uma pessoa e os sinais variam muito de pessoa para pessoa, algumas dessas características são:
- Desânimo, cansaço e indisposição
- Ansiedade, preocupação, insegurança e indecisão
- Sensação constante de culpa, inutilidade, incapacidade, desamparo e solidão
- Alteração no sono- tanto a insônia quanto o excesso de sono-, cansaço fora do normal
- Alteração no apetite- excesso ou falta dele
- Dificuldade de concentração e falhas na memória
- Ideias de morte ou suicídio
- Tristeza e/ou irritabilidade persistente, inquietação e isolamento social
- Perda da capacidade de sentir prazer nas atividades que antes gostava de fazer, seja no trabalho ou lazer, inclusive na vida sexual
- Choro, insatisfação, afastamento das atividades sociais, perda de energia, preocupação excessiva com os problemas.
Veja também: Ansiedade e depressão são suas inimigas? Veja o que diz o INSS sobre seu caso
Lista das principais carreiras que causam depressão no ambiente de trabalho
- Telemarketing
- Consultor de vendas
- Enfermeiras e cuidadoras de criança
- Assistentes Sociais
- Médicos
- Professores
- Profissionais de apoio administrativo (Secretárias, atendentes)
- Consultores financeiros e contabilistas
- Garçons
- Artistas e escritores.
Veja também: Estudo encontra forte candidata à pílula contra depressão específica