CHEGA! Estas são as profissões que se aposentam mais RÁPIDO

A aposentadoria é vista pelos brasileiros como um “descanso” depois de tantos anos de profissão para ter o direito de se aposentar a partir dos 60 anos e ficar “tranquilo”. Entretanto, sabemos que muitos trabalhos colocam a vida em risco ou até mesmo a saúde e, infelizmente, o salário do INSS não é tão alto, a maioria recebe o valor de um salário mínimo.

Porém, resolvemos fazer esse texto para avisar o que muitos brasileiros não sabem, que quando o trabalho envolve essas condições de perigo, o trabalhador pode chegar a receber uma aposentadoria especial do Instituto Nacional do Seguro Social.

Ou seja, o trabalhador que exercer alguma atividade especial, que é a qual coloca o trabalhador em riscos, que pode afetar a vida ou a saúde, os trabalhadores podem ser divididos pelas áreas de periculosidade e insalubridade. Se você trabalha desta forma, saiba que pode receber, porque você tem esse direito, corra atrás!

CHEGA! Estas são as profissões que se aposentam mais RÁPIDO
Alguns brasileiros não conhece mais quem trabalha em alto risco pode se aposentar mais rápido. Imagem: Jeane de Oliveira/ Noticiadamanha.com.br

Qual trabalhador pode conseguir a aposentadoria especial?

O primeiro passo de todos que o trabalhador precisa saber é que para ele conseguir receber a aposentadoria especial do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – ele precisa utilizar o sistema de pontos, ou seja, soma da idade mais o tempo de contribuição dependendo do grau da exposição do trabalhador ao risco. Essa regra está ativa tanto para os homens como para as mulheres.

Veja agora os requisitos:

  • A mulher ou o homem precisam somar a pontuação de 89 pontos, para aqueles que atuaram em trabalho de baixo risco – o tempo mínimo de contribuição para essa categoria é de 25 anos (exposição a agentes nocivos)
  • A mulher ou o homem precisam somar a pontuação de 76 pontos, para aqueles que atuaram em trabalho de risco moderado. Nesta categoria, o tempo de contribuição é de 20 anos (exposição a agentes nocivos)
  • A mulher ou o homem precisam somar a pontuação de 66 pontos, para aqueles que atuaram em trabalho de alto risco. Nesta categoria o tempo de contribuição é de 15 anos (exposição a agentes nocivos).

Conheça as profissões que se aposentam mais rápido

Alto risco: Choqueiro; Mineiros no subsolo; Perfurador de Rochas em Cavernas; Carregador de Rochas; Operador de britadeira de rocha subterrânea; Britador e Cavouqueiro.

Veja também: ALÍVIO! Esta é a melhor notícia para quem recebe Auxílio Brasil

Médio risco: Laminador de Chumbo; Extrator de Mercúrio; Carregador de Explosivos; Extrator de Fósforo Branco; Fundidor de Chumbo; Fabricante de Tinta; Trabalhador em Túnel ou Galeria Alagada; Moldador de Chumbo; Trabalhadores permanentes em locais de subsolo, afastados das frentes de trabalho e Encarregado de Fogo.

Baixo risco: Médico; Maquinista de Trem; Toxicologistas; Gráfico; Mineiros de superfície; Químicos Industriais; Metalúrgico; Mergulhador; Foguista; Jornalista; Motorista de ônibus; Motorista de caminhão (com mais de 4000 toneladas); Técnico em laboratórios de análise e laboratórios químicos; Técnico de radioatividade; Operador de Raios-X; Transporte ferroviário; Transporte urbano e rodoviários; Operador de Caldeira; Trabalhadores em extração de petróleo; Operador de Câmara Frigorífica; Pescadores; Perfurador; Pintor de Pistola; Professor; Recepcionista; Soldador; Supervisores e Fiscais de áreas com ambiente insalubre; Tintureiro; Torneiro Mecânico; Trabalhador de Construção Civil (Grandes Obras) e Vigia Armado.

Veja também: Dá para SACAR R$ 1.000 do Fundo de Garantia pelos trabalhadores