Você já parou para pensar que a cada geração que vai surgindo os desejos e sonhos vão mudando? O comportamento da nova geração está bem diferente das antigas, e um deles é que a cultura de querer um caro ou uma casa não está mais entre os desejos dessa nova geração, e isso assustou!
Hoje em dia os jovens estão preferindo serviços de streaming ao invés de procurar como conseguir um carro ou até mesmo oportunidades para comprar uma casa, mas por que isso está acontecendo?
A verdade é que nos dias de hoje, tem um fenômeno crescendo e ganhando força que é o desapego da geração jovem aos bens materiais, e isso também não é apenas devido a questão financeira, e sim porque as pessoas não conseguem mais enxergar sentido em possuir os bens materiais.
Nova geração prefere experiências do que ter posse
Tem uma pesquisa que foi feita pela Goldman Sachs Global Investiment Research nos Estados Unidos e mostrou que a Geração Z (que são aqueles que nasceram entre 1997 a 2012) preferem valorizar mais os serviços disponíveis hoje em dia do que a compra de bens materiais, como carro ou casa.
Os dados foram surpreendentes pois mostram que cerca de 77% dos entrevistados com menos de 30 anos preferem viver uma experiência satisfatória ao invés de possuir um item de alta qualidade, e isso chamou muita atenção para as gerações mais antigas.
Ou seja, esse desapego material pode ser explicado de diversas maneiras, primeiro porque existe uma conscientização sobre o impacto ambiental do consumo de forma excessiva “O porque acumular sendo que posso compartilhar ou reutilizar”.
O Jeremy Rifkin, que é um economista conhecido disse que a propriedade individual de automóveis será uma anomalia por volta dos anos de 2050. Jeremy indica que o futuro é a economia compartilhada.
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A influência da tecnologia
É notável a influência da tecnologia nessa nova geração e já se percebe o impacto dela na vida das pessoas. Ela é considerada uma principal ferramenta que carregamos para todo lado, seja por um tablet ou celular. Ou seja, tudo hoje em dia é apenas por um toque de distância:
- Ler um livro
- Escutar música
- Assistir filmes
- Séries
- Pedir um transporte
E assim por diante. O lado bom é o fácil acesso que a era digital proporciona aos objetos físicos, e a mobilidade e a acessibilidade que os recursos on-line fazem com que o desejo de acumular bens materiais não exista mais. Um exemplo disso é a fotógrafa de 22 anos, Julia Lana, que disse que também tem esse pensamento: “Quando sair de casa, vai ser para um apartamento pequeno ou para dividir, rachar as despesas. Não precisamos de grandes espaços”.
Não podemos também deixar de destacar que essa nova geração enfrenta grandes obstáculos, os estudos mostram que três quartos dos profissionais que estão em posições gerenciais nos Estados Unidos analisa os membros da geração Z como desafiadores no ambiente de trabalho.
Carolina Costa Cavalcanti, que é psicóloga disse: “muitos das gerações anteriores não têm inteligência emocional ou habilidades de relacionamento para dar espaço às pessoas crescerem, serem ouvidas e encontrarem sentido no trabalho”.
Ou seja, essa nova geração está em busca do bem-estar na vida profissional e pessoal, isso sim é ter um equilíbrio e ter a felicidade como prioridade. A psicóloga ainda complementa que o desejo das pessoas são “Voltar para a casa de bicicleta, sair à noite com os amigos, fazer caminhada, ir à praia, não trabalhar aos finais de semana”.
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