A iniciativa de manter informações catalogadas parece ser, na atualidade, um aspecto próprio da natureza humana. Inclusive, não é nenhum exagero afirmar que não importa qual seja o tópico: por ser algo realmente importante ou totalmente trivial e, mesmo assim, as pessoas irão se dedicar a criar as mais diversas listas, considerando propósitos igualmente diversos.
E, entre as listas em questão, existe uma que consegue se destacar muito por conta da curiosidade e da peculiaridade que apresenta: trata-se simplesmente da lista que compõe oficialmente aqueles países cujos territórios não são habitados por brasileiros.
Inclusive, chega a ser surpreendente o fato de uma lista desse tipo existir. Porém, ela é extremamente real, e até mesmo chegou a ser divulgada pelo chamado Departamento das Relações Exteriores, pertencente ao governo brasileiro.
Quem tem curiosidade sobre esse assunto tão peculiar não pode deixar de ler o artigo a seguir, de modo a descobrir quais são os países nos quais os brasileiros simplesmente não existem.
Os brasileiros ainda não chegaram nestes países
Pensar que existem lugares do mundo nos quais os brasileiros não existem pode até mesmo parecer estranho, considerando que, no decorrer dos anos, a diáspora global tem sido testemunhada pelos mais diversos meios.
Inclusive, os brasileiros tendem a migrar para outras nações por conta de diversos motivos, o que inclui os laços familiares, a procurar por oportunidades diversas e, ainda, a vontade de simplesmente explorar novos lugares e novas culturas. Porém, o fato de existirem cantinhos do mundo nos quais nenhum cidadão do Brasil quis morar é fascinante, e um verdadeiro convite para a reflexão.
A lista já citada pode ser vista por muitas pessoas como nada menos que um registro burocrático. Mas, na verdade, é um ponto de partida para reflexões a respeito das relações internacionais, das oportunidades econômicas, da cultura e, ainda, das circunstâncias individuais, que acabam por moldar as decisões de qualquer migrante.
Existem, ao todo, 24 países nos quais não existe nenhum brasileiro, conforme pode ser notado a seguir:
1. Andorra (Europa)
2. Liechtenstein (Europa)
3. Butão (Ásia)
4. Quirguistão (Ásia)
5. Turquemenistão (Ásia)
6. Comores (África)
7. Djibuti (África)
8. Eritreia (África)
9. Lesoto (África)
10. Maurício (África)
11. República Centro-Africana (África)
12. Domínica (América do Norte)
13. Granada (América do Norte)
14. São Vicente e Granadinas (América do Norte)
15. Ilhas Cook (Oceania)
16. Ilhas Marshall (Oceania)
17. Ilhas Salomão (Oceania)
18. Nauru (Oceania)
19. Quiribati (Oceania)
20. Palau (Oceania)
21. Samoa (Oceania)
22. Tonga (Oceania)
23. Tuvalu (Oceania)
24. Iêmen (Oriente Médio)
Veja também: Pare de apenas sonhar; veja como tirar seus sonhos do papel
Os desafios enfrentados pelos brasileiros neste contexto
São muitos os fatores que podem levar à ausência de brasileiros morando em alguns países, sendo que as experiências que eles vivem em outros locais, mesmo como turistas, ajudam a entender quais são os desafios e as motivações, na hora de escolher viver em outra nação.
Inclusive, há quem considere ir de fato para estes locais, menos explorados, mesmo tendo que lidar com barreiras linguísticas e culturais, por exemplo. Na outra ponta dessa experiência, porém, certamente há muito crescimento pessoal e muito aprendizado esperando.
Veja também: Caiu na Dívida Ativa da União? Veja como consultar e entenda o que é