Você é egoísta? É raro alguém admitir tal traço desagradável de nossa personalidade, no entanto, o fato ´´ que todos nós carregamos um certo nível de egoísmo. No entanto quando ele se torna excessivamente evidente nas nossas expressões e ações do nosso dia à dia, pode causar danos nas nossas relações, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. A seguir, saiba quais as cinco frases que podem revelar traços de egoísmo em uma pessoa.
O mundo ao redor do próprio umbigo
Não é um segredo desconhecido que, por vezes, as palavras podem revelar aspectos da nossa personalidade. A psicologia se debruça profundamente sobre a área dos traços egoístas nas interações humanas.
Todos nós carregamos certo nível de egoísmo, mas quando ele se torna excessivamente evidente nas nossas expressões e ações, pode causar danos nas nossas relações, tanto no âmbito profissional quanto pessoal.
Leia mais: Se Você Faz Isso, Saiba Que Está Sabotando Sua Relação (3 Sinais)
Saiba quais as 5 frases que revelam egoístas
Stefan Falk, um psicólogo ocupacional e autor do livro “Motivação Intrínseca: Aprenda a Apreciar o seu Trabalho e Alcançar o Sucesso como Nunca Antes”, compilou uma lista fascinante de frases frequentemente utilizadas por pessoas com inclinações egoístas. Saiba quais são, a seguir.
1. “Este feedback soa como um insulto.”
Indivíduos com tendências egoístas frequentemente interpretam críticas, mesmo que construtivas, como ataques diretos à sua competência. Eles possuem a crença de que estão acima de cometer erros e, por consequência, têm dificuldade em receber feedbacks de forma aberta.
2. “Minhas ideias têm grande valor e merecem sempre ser levadas a sério.”
Embora seja natural valorizar as nossas próprias ideias, o egoísmo se manifesta quando alguém acredita que as suas sugestões são intrinsecamente superiores às dos outros, ignorando por completo outras perspectivas.
3. “O seu sucesso está sendo conquistado à custa do meu.”
Indivíduos egoístas lutam para ver o sucesso alheio como algo que não está desconectado do seu próprio progresso. Eles frequentemente sentem que estão sendo eclipsados ou alvo de injustiça.
4. “Por que você sempre tenta exercer controle sobre mim?”
Definir orientações ou feedbacks claros pode ser interpretado por pessoas egoístas como uma tentativa de controle ou limitação, em vez de ser encarado como direcionamento construtivo.
5. “Você está sendo desrespeitoso ao discordar de mim.”
Para alguém profundamente egoísta, qualquer forma de discordância não é apenas uma divergência de opiniões, mas é vista como falta de respeito ou invalidação da sua perspectiva.
Atitudes que merecem reflexão
Lidar com personalidades egoístas no ambiente de trabalho ou em qualquer cenário da vida pode ser um desafio. Como Falk aconselha, a estratégia mais prudente pode ser estabelecer limites claros e, quando possível, reduzir a interação com esses indivíduos. Afinal, compreender a psicologia por trás das palavras pode ser o primeiro passo para criar ambientes mais harmoniosos e produtivos.
Leia também: Especialista Revela Como Controlar Os Ciúmes Na Relação
Ficar ou partir?
Ao se relacionar com uma pessoa egoísta, às vezes, há uma grande dúvida: se é melhor ficar ou partir, para quem está de fora, afirma sem pensar duas vezes: partir. Entretanto, quem está dentro, sabe que há algo que segura um ao outro, isto é, o amor.
Todavia, amar não é aguentar tudo, sofrer calado ou bater continência para tudo que o outro afirmar. Mas sim, andarem juntos em prol de um único propósito, isto é, a felicidade do casal. Mas quando isso começa a não acontecer, pode ser um bom momento para partir.
Ninguém quer ir embora, o pássaro não quer sair do ninho onde está com sua mãe, que ama tanto, mas apenas quando ele é obrigado a sair, percebe que lá fora, às vezes, irá ter experiências que jamais teria dentro do ninho. O mesmo ocorre para relacionamentos, espera-se que sejam eternos, mas caso não, pense em tudo que te espera fora do ninho.
Uma pessoa egoísta pode mudar?
Sim, por mais difícil que seja, é possível que alguém que se tornou egoísta, com o tempo acabe mudando de postura, por vários motivos, mas o principal, quase sempre, é o amadurecimento de ideias.
Além disso, é possível que a postura mude quando a pessoa percebe que ou ela não é mais egoísta ou vai acabar perdendo todos ao seu redor, tudo isso pode fazer com que ela venha refletir sobre suas ações.
Mas claro que o caminho até a mudança nunca é fácil, pode demorar, um, dois ou mais anos, então, resta as pessoas ao redor, escolherem, se irão querer esperar por uma mudança incerta ou partir.
Como identificar uma relação tóxica
Um relacionamento deve ser um ambiente onde dois buscam sonhos pensando em ambos, não apenas em si, de modo egoísta. Então, há momentos em que a pessoa acaba vivendo um relacionamento tóxico, que faz mal, e nem sabe disso. Mas é bom ficar atento aos sinais.
Fique ligado em excesso de ciúme e controle, na maioria das vezes, nem ciúmes é, mas sim, vontade de mostrar que domina a relação, por conta disso, há vários motivos, mas nada de razão. Além disso, ao se comunicar com o parceiro, a linguagem usada é bastante agressiva.
E por fim, a “cereja do bolo”, quando o parceiro coloca a culpa sempre no outro, isto é, a pessoa nunca está errada é a perfeita, mas o seu companheiro é que sempre erra. Atitudes assim, não devem ser aceitas.
Como sair dessa relação?
O primeiro passo para sair de uma relação tóxica, egoísta, é decidir que de fato quer sair dela, parece meio redundante, entretanto, na prática esse é o principal problema. A pessoa decide hoje que não quer mais, entretanto, amanhã, já “muda de ideia” e volta tudo de novo.
Além disso, é importante ela entender o seu próprio valor e o que pode fazer longe daquela outra pessoa que em vez de tranquilidade, acaba proporcionando apenas caos. Vale lembrar, que na maioria das vezes, em relacionamentos do tipo, pode ocorrer um sentimento de posse e até mesmo agressividade.
Então, caso a pessoa acredite que está com sua integridade física em jogo, pode efetuar uma denúncia em qualquer delegacia (caso na cidade tenha, dê preferência para a delegacia da mulher). E em casos urgentes, ligue para a Polícia Militar, pelo 190.
Aprenda a superar os traumas com 3 dicas
O primeiro passo para superar um trauma, é sentar e aceitar que de fato ele aconteceu e agora é necessário passar por um período de readaptação e ficar livre da culpa e dos momentos ruins que aconteceram. Além disso, é importante saber, que se alguém feriu o parceiro, isso diz mais sobre quem feriu do que sobre quem foi feriado.
Já o segundo passo é praticar o autocuidado, deixar os outros de lado e focar mais em si, no próprio desenvolvimento pessoal. Pratique exercícios físicos, se alimente melhor, inicie um novo curso, mude de emprego. Todas essas ações citadas, influenciam de maneira positiva na recuperação.
Por fim, aprenda a ser resiliente e perdoar o outro. Por mais doloroso que seja, ao perdoar alguém, é quem libera o perdão que está se livrando das “correntes” que aprisionam a mente. E lembre-se de continuar lutando, pois após uma longa tempestade, o sol sempre nasce.
Como se distanciar de pessoas tóxicas para seu bem?
Há relações em que ambos sabem que um dia, ela irá terminar, entretanto, não querem aceitar a dura realidade do fim, da falta de contato entre pessoas que se comunicavam todos os dias. Por isso, é tão complicado se distanciar de pessoas que fazem mal.
Mas é possível aos poucos conseguir isso, comece cortando o vínculo de maneira natural, não de maneira brusca, pois isso, pode mais atrapalhar do que ajudar. Com o passar dos dias, aquela sensação de saudade irá se tornar uma sensação de alívio.
Além disso, opte por ir passear, conhecer novos ambientes, caso seja viável, realize uma viagem para algum local onde nunca foi antes, faça amizades, novos laços e o mais importante, não permita que ninguém te faça mal novamente.
Você é uma pessoa tóxica e não sabe? Veja os sinais
Às vezes alguém está tão preocupado em saber se outra pessoa é tóxica que acaba tendo atitudes tóxicas e machucando terceiros. Então, é importante entender algumas ações que alguém “tóxico” acaba tendo e que são prejudiciais.
A primeira, é sempre gostar de se sentir maior e mais poderoso que as outras pessoas, dessa maneira, torna-las inferiores, sempre desprezando elas e deixando tristes. Nem sempre essa atitude é proposital, na maioria das vezes, a pessoa nem percebe que realiza essas ações.
Também, é importante não jogar a culpa somente nas demais pessoas, todos erram, mas caso você nunca consiga assumir a culpa de nada e sempre jogue elas em terceiros, tome cuidado, pois isso pode ser um traço que você é alguém tóxico.
O mais importante caso algum desses sinais seja identificado em você, é se esforçar para mudar e se tornar alguém melhor, para si mesmo e para quem está ao seu redor.