Quando alguém pensa em metal precioso, o primeiro item que vem à mente é o ouro, principalmente para os brasileiros, que durante toda a infância, escutaram a icônica frase “barras de ouro vale mais do que dinheiro”. Outras pessoas, podem pensar que é a prata ou o bronze, todavia, o metal mais precioso do mundo é outro e poucos conhecem, embora faça parte da vida de vários habitantes.
O metal é mais caro que o ouro?
O metal é questão, para a surpresa de muitos, é o ródio, ele possui um alto valor de mercado, principalmente por conta da finalidade que ele é usado. A saber, usa-se na produção de catalisadores automotivos.
A critério de comparação, a grama de ouro custa cerca de 67 dólares, ao passo que a grama do ródio custa 144 dólares, além disso, a ocorrência dele é bastante rara na crosta terrestre, o que eleva o seu valor.
Vale salientar, que há quem use-o em algumas joias, todavia, por conta do seu valor de mercado e a finalidade que ele é empregado, utilizá-lo para a produção de joias é algo quase raro.
Veja também: Agora Dá Para Pagar No Crédito Usando PIX; Veja Como Funciona
Por que ele é tão valioso?
O ródio é valioso por vários motivos, não apenas por conta que ele é raro, claro, isso contribui para o valor. Todavia, sua resistência contra oxigenação e corrosão, fazem com que o valor aumente ainda mais. Lembrando que os dois fatores citados, são problemas para a maioria das ligas metálicas que existem.
Por conta disso, ele se apresenta como um bom catalisador e é cobiçado pelas indústrias de todo o mundo. O ródio faz parte do mesmo grupo da platina, sua fusão acontece em 1964 graus Celsius, em contrapartida, ele consegue suportar temperaturas de até 600°C.
Outro fator interessante é que ele demonstra ser bem resistente a maioria dos ácidos que existem, por conta disso, é recomendável que ele seja usado em veículos, aviões e em outros contatos elétricos.
Veja também: Se Tiver Uma Letra P Na Sua Moeda De 1 Real, Comece A Dar Pulos De Alegria AGORA
O metal pode acabar rapidamente
Embora ele seja tão utilizado, infelizmente, caso as empresas não achem outra solução, o seu fim pode estar próximo. Até mesmo por conta que não há uma mina apenas de ródio, ele é um subproduto de outras espécies de minérios.
Por ano, mais de 16 toneladas mineradas, entretanto, segundo estudos, só há mais 3 mil toneladas para serem descobertas em todo o mundo. Países como a África do Sul e a Rússia são os líderes de produção do produto citado.
Então, o que espera é que um metal tão bom quanto pode ser descoberto em breve, para que quando o ródio acabar, o setor não fique precário, isso também poderia influenciar nos valores do item.