Locais onde existem uma grande variedade de plantas, podem ser o refúgio perfeito para pequenos animais, tudo isso ajuda no bom equilíbrio ambiental. Contudo, o que poucos sabem, é que há alguns animais que vivem nesses locais, que podem ser letais, principalmente, se atacarem crianças, saiba quais são os principais animais e os cuidados que devem ser tomados para evitar ataques.
Escorpiões
Estes animais são aracnídeos que vivem em vários lugares, mas dão preferência em viver em jardins, sobretudo, em regiões onde o clima é mais quente. O seu ferrão possui um veneno poderoso, que ao atacar alguém, a dor causada é bem grande, além de apresentar reações alérgicas em algumas pessoas. Para evitá-los, algumas dicas devem ser seguidas:
- Sempre mantenha o jardim limpo, não deixe que lixos fiquem acumulados no local, nem outros objetos que podem facilitar o seu esconderijo;
- Use telas em janelas, portas e ralos, assim, evita que eles entrem para o interior da casa;
- Antes de utilizar roupas, sacuda bastante, caso tenha algum animal desses, ele irá cair.
Também é importante não deixar que água parada fique acumulada, pois além dos escorpiões, também pode atrair outros insetos.
Veja também: Quer Perder Barriga? Dizem Que Este É O Alimento Misterioso Para Emagrecer; Será?
Aranhas
Outro animal que deve ligar o alerta das pessoas, são as aranhas, que a depender da espécie, podem ser bastante letais. E nos jardins, eles podem estar repletos desses animais citados. Sempre é importante ter o conhecimento de quais tipos de aranhas são perigosas. E para evitá-las, algumas dicas podem ser usadas:
- Não toque em áreas onde a visibilidade é baixa;
- Sempre que for mexer em áreas escuras ou com pouca visibilidade, use luvas;
- Principalmente pela noite, use luzes fortes;
- Sempre deixe as plantas podadas, para eliminar os possíveis abrigos delas.
Também há o perigo de aparecer lagartas, nem todas são perigosas, entretanto, algumas possuem bastante toxinas que são prejudiciais à saúde.
Veja também: Ela Tem 101 Anos, Mora Sozinha E É Feliz; Veja Qual É O Segredo
O que fazer ao ser atacado por um desses animais?
O primeiro passo é bem óbvio, mas é bastante difícil, a saber, manter a calma. Mas é importante ter calma para que o quadro não piore. Se possível, tente capturar o animal que o atacou, para que posteriormente a identificação seja mais fácil.
Feito isso, limpe o local rapidamente com água e sabão, isso vai ajudar a prevenir infecções e caso não tenha certeza se o animal é venenoso ou não, vá de imediato até uma unidade de pronto atendimento.
Por isso, é importante conseguir capturar o animal, senão, provavelmente o paciente irá ficar algum tempo no hospital para que o médico consiga observar se ele está apresentando sinais de envenenamento ou não. Por isso, todo cuidado é pouco.