A plataforma do CadÚnico (Cadastro Único) é para programas sociais do Governo Federal, é uma ponte entre o governo e a população de baixa renda para que assim ele consiga ter acesso a todas as informações pessoais dessas famílias e um acompanhamento.
Essa plataforma foi criada pelo Governo Federal para conseguir juntar todas as características das famílias de baixa renda do Brasil para saber por exato o acesso que elas precisam e quais os benefícios. Vale ressaltar que a plataforma do Cadastro Único também serve para a seleção e concessão de benefícios como o Bolsa Família, Vale-Gás, Minha Casa Minha Vida e diversos outros benefícios sociais.
Através desse cadastro, o governo vai poder direcionar imediatamente os recursos necessários e auxílios para cada família específica.
Como realizar o cadastro no CadÚnico?
As famílias que precisam entrar no programa para receber ajuda em benefícios sociais, é necessário se cadastrar no CadÚnico, basta ir ao CRAS – Centros de Referência de Assistência Social – mais próximo da sua cidade e realizar o cadastro.
Lembrando que esse processo de cadastro no CadÚnico são diversas etapas. Acompanhe o texto abaixo para saber como realizar o cadastro:
1 passo: Ir no CRAS
Localize o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – mais próximo da sua cada e vá pessoalmente. Lembrando que os CRAS são unidades de atendimento social e tem como localizá-lo na cidade, através da prefeitura ou pelo site do Ministério da Cidadania ou entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social da sua cidade.
2 passo: Agende o Atendimento
Assim que localizar o CRAS, agende um atendimento, normalmente esse atendimento acontece por agendamento prévio para não causar aglomerações e aprimorar o processo.
Quais são os documentos necessários para fazer o cadastro?
Quando for o atendimento, é preciso levar os documentos de todas as pessoas que moram na casa junto com você, os documentos são:
- CPF ou título de eleitor (caso possua)
- RG (carteira de identidade)
- Certidão de nascimento (para menores de idade)
- Comprovante de endereço
- Comprovante de renda (caso possua)
Não se esqueça de levar documentos para conseguir comprovar a real situação da família, como por exemplo declaração escolar das crianças e jovens, declaração de renda e qualquer outro documento que possam ser relevantes para essa comprovação.
Assim que chegar no CRAS, será direcionado a preencher um formulário solicitando todas as informações dos membros da família, como o nível de escolaridade, renda, ocupação e diversos outros.
Veja também: Afinal de contas, quem mora sozinho pode ficar no CadÚnico?
Quando preciso atualizar o meu cadastro no CadÚnico?
A atualização na plataforma do Cadastro Único precisa ser sempre quando acontecer uma mudança na informação da família, uma das principais regras dos programas sociais é ter o cadastro atualizado, caso contrário podem bloquear ou cancelar o benefício.
Veja também: Aprenda a fazer o recadastramento do CadÚnico e escapar dos bloqueios