O banco Bradesco tem buscado acompanhar os avanços impressionantes da tecnologia e com isso, usar seus benefícios para melhorar o atendimento e a oferta de serviços para seus clientes espalhados pelos quatro cantos do país. Saiba em detalhes, logo abaixo, o que a instituição financeira acaba de anunciar como novidade para seus correntistas.
Você conhece a Bia?
O Bradesco deu um passo inovador ao anunciar que aproximadamente 30% dos seus clientes agora têm a capacidade de realizar transferências via Pix utilizando o aplicativo WhatsApp, graças à assistente digital Bia, impulsionada pela inteligência artificial. O objetivo é disponibilizar esse serviço para todos os usuários até o final deste ano.
Entenda como funciona a assistente turbinada por IA
A assistente digital Bia, uma criação do Bradesco em parceria com a IBM, foi lançada em 2015 e representa a primeira adaptação da inteligência artificial conversacional Watson Assistant para o idioma português. Esta inovação permite ao cliente transferir dinheiro por meio do Pix com facilidade, contando com a segurança e a eficiência da IA.
Leia mais: Bradesco permite comprar casa própria pagando BEM MENOS (70% OFF)
Limitações das operações por questões de segurança
O superintendente de inteligência e dados do banco, Rafael Cavalcanti, esclarece que as transações via WhatsApp estão atualmente limitadas a um valor de R$ 300 como medida de segurança. Para usar o serviço, o cliente deve ativar a ferramenta e selecionar previamente um contato registrado no aplicativo.
Cavalcanti ressalta que a própria inteligência artificial da Bia é capaz de identificar transações suspeitas para contatos recém-registrados, contribuindo assim para a prevenção de fraudes. Essa afirmação foi uma resposta a um cliente que manifestou preocupações no site ReclameAqui, mencionando que o Pix pelo WhatsApp não exige senha.
Como contestar operações feitas no app?
No caso de transferências equivocadas ou destinadas a contatos errados, o usuário tem a opção de contestar a operação diretamente pelo aplicativo. Importante destacar que o WhatsApp atua apenas como intermediário para se comunicar com a assistente de IA do Bradesco, não tendo responsabilidade sobre as transações em si.
Evolução da IA no Bradesco e Desafios de Segurança
Rafael Cavalcanti compartilha que a inteligência artificial não se limita ao serviço de transferências. A tecnologia também está sendo aplicada em outras áreas, como atendimento ao cliente, processos internos, resumo de informações e até mesmo cibersegurança. No entanto, ele também menciona que o banco está ciente dos riscos de mensagens maliciosas direcionadas à Bia, buscando constantemente proteção contra abordagens fraudulentas.
Com o desenvolvimento de soluções como transferências via Pix pelo WhatsApp, o Bradesco se destaca por trazer inovação tecnológica em conjunto com medidas de segurança robustas, impulsionadas pela inteligência artificial, para atender às necessidades dos seus clientes de forma eficaz e confiável.
Leia também: Nova conta do Bradesco vem com benefícios; veja quais