Atualmente, não é exagero afirmar que boa parte das pessoas vive em busca de alimentos e bebidas que sejam benéficos para a saúde e que podem ser úteis na hora de construir uma rotina com mais energia, por exemplo. Há, também, quem busca soluções naturais e sem custo para deixar as plantas sempre belas. Porém, dentro desse contexto muitos itens acabam sendo negligenciados, a exemplo da água do ovo cozido.
Para muitas pessoas, ela nada tem de especial. Porém, quando observada mais de perto, é capaz de surpreender e virar uma aliada dos cuidados com o jardim quase que imediatamente.
Mas, afinal: o que faz com que ela seja tão especial?
A resposta está no decorrer da leitura a seguir.
A água do ovo cozido se faz presente na casa de muitos brasileiros
Os ovos cozidos são verdadeiras iguarias apreciadas por muitas pessoas. Inclusive, há quem opte por consumir tal alimento justamente por conta de toda a sua praticidade em relação ao preparo: basta colocar os ovos na água, levar ao fogo e desligar depois de alguns minutos.
Porém, o que boa parte desse público não sabe é que a água do ovo cozido, resultante desse processo, é repleta de benefícios que são, no mínimo, extraordinários.
É muito comum que o líquido em questão seja descartado, mas definitivamente pode ser reaproveitado por conta de seus nutrientes valiosíssimos, capazes de criar uma solução poderosa.
E mais detalhes sobre ela podem ser conferidos no tópico abaixo.
Veja também: Cosméticos Estão Na Mira Da Anvisa; E Agora?
O que, afinal, faz com que a água do ovo cozido seja tão especial?
Sempre que os ovos cozidos são preparados, boa parte dos nutrientes e das vitaminas presentes na clara e na casca acaba liberada exatamente na água do cozimento.
E é justamente por causa disso que este líquido acaba virando uma solução rica em potássio, em cálcio e em outros elementos repletos de benefícios para o jardim.
Em resumo, esta água pode ser um verdadeiro insumo que ajuda a deixar as plantas mais bonitas e fortes, sem causar nenhuma agressão ao meio ambiente, uma vez que é algo totalmente natural.
Eis o processo de como fazer esse uso:
1. Cozinhar o ovo, e separar devidamente a água;
2. Esperar esta água do ovo cozido esfriar, para não danificar as raízes;
3. Regar as plantas normalmente, porém, usando a água acima citada.
O truque em questão pode ser colocado em prática de forma semanal, ou mesmo a cada duas semanas: a frequência depende basicamente do qual necessitado o jardim está, podendo, portanto, ser algo bem variável. A dica, portanto, é observar como as plantas reagem a esta água.
De forma geral, em pouco tempo já será possível perceber mudanças significativas e positivas. Lembrando que a água do ovo cozido é muito útil para a floração em si e, também, para a frutificação, atuando de forma positiva para que a produção de flores e frutos ocorra de forma positiva.
Veja também: Ingredientes Nocivos Estão Em 98% Dos Ultraprocessados No Brasil
Dica para a casca do ovo sair sem esforços
Ovos cozidos é um excelente alimento, principalmente para os dias corridos, entretanto, um fato faz com que as pessoas nem sempre optem por ele: descascar. Todavia, com uma pequena dica é possível tornar o processo bastante simples. Para isso, basta que a pessoa tome uma ação quinze minutos antes de levar os ovos para a panela.
É comum que o ovo fique na geladeira, onde a temperatura é bem baixa, isso faz com que a membrana que reveste o ovo, fique bem firme na casca, o que dificulta bastante a retirada da casca posteriormente. Entretanto, se a pessoa aumentar a temperatura antes de cozinhar, a casca irá sair bem mais fácil.
Mas não precisa de muita coisa, basta retirar os ovos da geladeira entre 15 e 20 minutos antes de levá-los à panela, o tempo citado já será o suficiente para que a temperatura dos ovos aumente e na hora de tirar as cascas, elas saiam bem mais rapidamente.
Qual é o segredo para fazer o ovo cozido perfeito?
Ovos cozidos é um dos alimentos mais utilizados pelos brasileiros, tanto pelo valor quanto pela questão cultural. E para fazê-los da melhor forma, é preciso seguir algumas dicas para que ele fique em um bom estado. O primeiro, é jamais tirar ele da geladeira e colocar diretamente na água.
Antes de cozinhar os ovos, tire-os por alguns minutos, cerca de 15, da geladeira e permita que eles fiquem em temperatura ambiente, isso irá facilitar o processo da retirada das cascas. Caso ele fique na geladeira e vá imediatamente para o fogo, será bastante difícil retirá-las.
E sobre as gemas, basicamente, há três tipos principais, a mole, cremosa e a dura. Para que ela fique mole, basta deixar cozinhar por 7 minutos, ao se passar mais 2 minutos, ela já ficará cremosa e ao deixar mais 3 minutos, ficará dura.
Quantos ovos posso comer todos os dias?
O ovo é considerado um alimento completo, pois é repleto de nutrientes, além disso, é bastante acessível para todos. Por conta disso, incluí-lo na dieta pode ser uma excelente escolha. Pois ajuda no fortalecimento da imunidade e diminui bastante os riscos de doenças como resfriado ou gripe.
Com isso, surge uma dúvida, quantos ovos devem ser consumidos por dia, não há uma quantidade máxima ou mínima, mas como é dito por especialistas, a diferença entre o veneno e o remédio é a dose, portanto, não se deve exagerar.
Em média, pessoas consomem três unidades por dia, lembrando que atletas tendem a consumir bem mais ovos, para que suas reservas de proteína estejam sempre bem.
O ovo marrom é mais nutritivo?
É bastante comum, principalmente em feiras, observar ovos na cor branca e na cor marrom. Com isso, surge a pergunta: será que o ovo marrom é mais nutritivo em relação ao ovo branco? a resposta é surpreendente.
Já que de fato, os ovos caipiras são mais nutritivos, entretanto, não há relação com a cor da casca ou algo do tipo, mas sim, com a vivência das galinhas no dia a dia. Como elas são soltas, acabam pegando mais sol e por conta disso, há uma grande diferença na hora de comparar os nutrientes.
Para se ter noção, o ovo marrom possui até 4 vezes mais vitamina D do que o ovo comum, branco, que vem da granja.
Simples truque revela se um ovo está estragado em poucos segundos
Uma das piores coisas que há, ao cozinhar um ovo, é perceber que ele está estragado apenas quando for descascá-lo, pois já tem gasto gás e o próprio tempo. Por isso, o ideal é obter essa informação antes e com um simples truque é possível saber.
Para isso, a pessoa irá precisar apenas de um recipiente com bastante água, pode ser um copo ou uma vasilha funda, como aquelas que são vendidas com sorvete dentro. Escolha onde irá colocar a água e veja a mágica acontecer.
Coloque os ovos dentro da água, agora, observe. Os que estão bons, irão afundar e ficar no fundo, de modo horizontal, ao passo que os que não estão bons, devem flutuar.