A cada dia que passa, os criminosos estão ficando ainda mais espertos e conseguindo desenvolver novos golpes, sempre eles ficam em alerta nas tendências do mercado para que os golpes parecem ainda mais genuínos. E o novo grupo de pessoas que estão na mira dos criminosos são usuários Nubank, nos últimos dias, vários deles já foram enganados, entenda o esquema e se proteja de levar um grande prejuízo.
O golpe envolvendo o quê?
Nos últimos meses, o golpe da vez foi usar o Desenrola Brasil a fim de conseguir dinheiro dos usuários, fazendo eles acreditarem que ao pagar, iriam ter suas dívidas “perdoadas”, mas no fundo, tudo isso não passava de uma grande mentira.
E agora, a bola da vez é a Nucoin, que é a moeda digital do Nubank. O ativo em questão foi lançado há 5 meses, mas apenas agora ficou disponível para todos os usuários, quando o ativo começou a ser negociado, chegou a ter uma super valorização de 2.000%.
Por conta disso, a criptomoeda chamou a atenção de vários investidores, até mesmo de usuários que não tinham o costume de realizar investimentos. Todavia, como ela obteve uma grande fama no cenário financeiro, também decidiram comprar a moeda esperando sua valorização.
Veja também: Nubank Decide Colocar Limite Para Os Clientes; Entenda
Nucoin também chamou a atenção dos golpistas
Mas infelizmente não foram apenas os investidores que ficaram atraídos pelo ativo, criminosos também. Com isso, tiveram a ideia de criar sete “moedas falsas” baseadas na Nucoin, onde os usuários compravam ela achando que estavam comprando a moeda da Nubank.
Uma dessas moedas, o NUCOIN/BUSD, da PancakeSap v2, em menos de 24 horas, chegou a movimentar R$ 30 mil, posteriormente, alcançou uma liquidez de R$ 100 mil. Mas no fundo, o ativo é o que se chama “pote de mel”, em uma tradução literal, basicamente, o sistema prende o capital dos investidores.
Com isso, apenas os criadores do contrato possuem acesso aos valores depositados. As moedas foram criadas na BNB Chain, ela é uma plataforma legítima, todavia, os criminosos fazem um mau uso dela.
Veja também: Quem Tem Conta Poupança Tem Que Redobrar A Atenção AGORA
Como não cair em golpes?
Não há uma fórmula mágica para não cair em golpes, mas há algumas dicas que o usuário pode seguir para que os riscos sejam menores, a saber:
- Ao verificar uma boa oferta, sempre tente saber o máximo de informações sobre o assunto, jamais compre no impulso;
- Caso alguma instituição financeira envie mensagem, também desconfie. Ligue para o SAC do banco para confirmar a veracidade e em casos extremos, vá até uma unidade física, caso seja possível.
Usando as dicas citadas, a probabilidade do usuário em cair em golpes é bem inferior, de fato, o principal erro da maioria dos clientes, é realizar ações no impulso.